Nos últimos 10 anos, o número de cervejas quadruplicou no Brasil. Foto: divulgação.

A Dogma, cervejaria sediada e São Paulo, adotou o Business One for Hana, software de gestão da SAP para pequenas e médias empresas rodando no banco de dados em memória Hana.

Com implantação da ManyMinds, a indústria deve contar com rastreabilidade em todo o sistema de produção. 

De acordo com a Dogma, o controle de todas as etapas do processo de fabricação auxilia a cervejaria a evitar desperdícios, aumentar a produtividade e melhorar o controle.

O assunto controle de produção em cervejarias está em alta no país, depois de que a Backer, uma empresa do setor sediada em Belo Horizonte, vendeu cerveja contaminada com dietilenoglicol, uma substância nociva à saude.

Quatro pessoas morreram por intoxicação. Ainda não está claro como se deu a contaminação dos produtos da Backer.

Além do controle de produção, o sistema da SAP será usado no gerenciamento de pedidos e produção.

Em 2019, o Business One foi verticalizado para o segmento cervejeiro através da tecnologia B1Beer, pensada para as particularidades do setor. 

Nos últimos 10 anos, o segmento quadruplicou no Brasil. Em 2019, existiam 250 rótulos e, no ano passado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento registrou a cerveja de número mil no país.

“As artesanais estão crescendo cada vez mais, e muitas marcas estão buscando se aperfeiçoar e investindo em recursos que até então eram exclusividade das cervejarias de grande porte”, afirma Leonardo Satt, sócio fundador da Dogma.

A Dogma foi fundada em 2015 por Bruno Moreno, da Cervejaria Serra de Três Pontas,  Luciano Silva, da Noturna, e Leonardo Satt, da Prima Satt.

Em 2017, inaugurou o seu Tasting Room e, em 2019, virou franquia. Com mais de 180 rótulos, terá uma fábrica própria na região da Mooca, em São Paulo.

Com mais de 20 anos de experiência, a ManyMinds tem sede em Bauru, São Paulo, e é especialista na implantação das soluções SAP.

Líder mundial em software empresarial, a alemã SAP tem subsidiárias em mais de 130 países. 

No Brasil, onde atua há 19 anos, são mais de 3,7 mil clientes e uma rede de mais de 200 consultorias especializadas.