Brian Hoekelman, VP de negócios & desenvolvimento de ecossistema cloud da Level 3. Foto: Divulgação.

A Level 3 Communications agregou ao seu portfólio a oferta do pacote Microsoft Office 365 por meio do Azure ExpressRoute. 

Lançada no ano passado, a Azure ExpressRoute permite estender as redes locais para a nuvem da Microsoft através de uma conexão dedicada privada por meio de um provedor de conectividade. Assim, as soluções cloud connect da Level 3 e o ExpressRoute entregam às empresas uma conexão de rede privada e segura ao Office 365. 

Com a oferta, as empresas podem acessar ferramentas como Exchange Online, aplicações de rede Office, Skype para empresas online, OneDrive para empresas e SharePoint online através da rede global da Level 3.

“As empresas já não se questionam mais ‘se’ ou ‘quando’ devem recorrer à nuvem, mas sim se perguntam ‘como’. Os modelos de software como serviço, como o Office 365, são claramente o ponto de entrada para a nuvem. Com o ecossistema de parceiros Level 3 Cloud Connect, as empresas e agências do governo podem beneficiar-se de uma conexão de rede privada, segura e confiável para o Office 365”, afirma Brian Hoekelman, VP de negócios & desenvolvimento de ecossistema cloud da Level 3.

A Level 3 presta serviços a clientes em mais de 60 países ao longo de uma plataforma global de serviços suportada por redes de fibra próprias em três continentes e conectada por instalações submarinas. 

Um estudo divulgado recentemente pelo Gartner apontou o nível de uso de aplicações de e-mail na nuvem por parte das corporações. A pesquisa mostrou que a Microsoft está em vantagem em relação ao Google, com quase o dobro de presença no segmento.

De acordo com a consultoria, 8,5% das empresas de capital aberto usam o Office 365 para este fim, enquanto 4,7% delas estão com o Google Apps. No cenário geral, a participação dos dois ainda é pequena, já que os 87% restantes usam soluções de e-mail em nuvem híbrida, hospedada ou privada, gerenciadas por fornecedores menores.

No Brasil, vem crescendo o número de empresas que oferecem a solução da Microsoft. Ainda em março, a Algar Tech, multinacional brasileira que integra TIC e BPO, divulgou que passou a integrar as soluções das linhas business e enterprise da plataforma Office 365 às demais ofertas de infraestrutura de TI presentes no portfólio.

A Microsoft não divulga quantos parceiros trabalham com a implementação do Office 365 no Brasil, mas alguns dos canais são Brasoftware, Processor, Avanade, Compusoftware (recentemente comprada pela russa Softline) e Programmer’s.