Renato Teixeira, diretor-executivo de tecnologia, dados e automação da VR benefícios. Foto: divulgação.
A VR Benefícios, uma das maiores operadoras de cartões de vale refeição e alimentação do país, está implementando um projeto omnichannel com soluções da Genesys, da Salesforce e da ServiceNow.
Como a empresa atende via site, aplicativo, WhatsApp, telefone, e-mail e Facebook, o projeto surgiu da necessidade de ter uma visão 360 graus do cliente sem forçá-lo a usar determinado canal.
“Quando você tem diferentes canais de atendimento, sincronizar esses canais é cada vez mais a grande dificuldade. E linkar a questão numa visão não só de atendimento, mas de relacionamento com o cliente, de entender o cliente desde o momento em que ele entra na VR”, explica Renato Teixeira, diretor-executivo de tecnologia, dados e automação da VR benefícios.
Ainda em 2019, a companhia começou a estruturar a ideia e fez quase seis meses de pesquisa, planejamento e benchmarking para desenhar o projeto.
Ao se deparar com algumas empresas usando esses três fornecedores, a VR decidiu fazer o mesmo e aproveitar aquilo que considera as melhores características de cada um.
A Genesys foi escolhida para a integração de canais de atendimento, enquanto a Salesforce ficou com a gestão de relacionamento com o cliente (CRM, na sigla em inglês) e a ServiceNow está com a parte de workflow.
Com início em 2020, a estratégia foi implantar primeiro a ferramenta de canal, depois a de central de atendimento, sem comunicação entre as duas no primeiro momento.
Elas foram para dentro do workflow e, em seguida, o Salesforce foi integrado ao ServiceNow e o Genesys, ao Salesforce.
A integração foi feita através dos plugins nativos das três ferramentas. Esse ciclo foi fechado em 2021 e agora segue ganhando melhorias.
Com a solução da Genesys, o cliente não precisa mais repetir informações à medida que retoma o atendimento, muda de canal ou interage com outros atendentes.
Na interface interna, o atendente usa o Salesforce, com uma visão completa do histórico de relacionamento do cliente e sem a necessidade de mudar de tela.
O pacote inclui as soluções Salesforce Marketing Cloud, para gerir o marketing digital, e Salesforce Sales Cloud, de automatização de vendas.
Essas soluções também reúnem a jornada de dados do cliente, de forma que é possível explorar, estudar, criar modelos matemáticos e estáticos para entender o comportamento dele e retroalimentar o próprio atendimento.
“Começamos a entender a vida do cliente e a levar soluções para ele numa visão integrada. Tem um cliente que compra hoje alimentação, por exemplo. Aí ele está querendo fazer um processo de atendimento para resolver algum problema ou dar algum elogio. Só que a gente pode ver que ele também está precisando de um refeição ou de um ponto”, explica Teixeira.
Os atendimentos que não podem ser resolvidos de imediato vão para a ferramenta de gerenciamento de serviços de TI (ITSM, na sigla em inglês) da ServiceNow.