Vivo com novas cidades no 4G. Foto: divulgação.

A Vivo anunciou nesta quarta-feira, 30, a ativação de seu serviço de 4G em onze novos municípios, em sete estados do país, avançando ainda mais para cidades do interior e capitais ainda não atendidas do país.

A ativação contempla as cidades de Aracaju (SE), Campo Grande (MS), Feira de Santana (BA), Contagem (MG), Londrina e Foz do Iguaçu (PR), Duque de Caxias e São Gonçalo (RJ), Atibaia, Itatiba e Porto Feliz (SP).

Com isso, a empresa chega a 86 cidades cobertas pelo serviço de banda larga móvel, de olho em manter a liderança no mercado, onde tem um share de 41,3% e 858 mil clientes, segundo dados da Anatel.

A TIM é a segunda colocada, com 675 mil clientes, enquanto a Claro tem 320 mil assinantes do serviço. Em último vem a Oi, com 220 mil clientes de 4G.

Com a adição de Londrina e Foz do Iguaçu, a operadora agora conta com seis cidades com 4G. Os outros municípios atendidos são a capital Curitiba, Cascavel, Maringá e São José dos Pinhais.

No Rio Grande do Sul, a Vivo atende aos municípios de Porto Alegre, Viamão, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Canoas e Farroupilha. Em Santa Catarina, as cidades atendidas são Florianópolis e Joinville.

Em algumas cidades, a operadora está se adiantando à determinação da Anatel, que prevê a obrigatoriedade do 4G em todas as capitais estaduais ata metade deste ano.

Até o final de 2014, as operadoras tem a obrigação de levar o serviço a cidades com mais de 500 mil habitantes, como é o caso de Feira de Santana (700 mil habitantes) e São Gonçalo (1,1 milhão de habitantes).

Para smartphones, os planos 4G oferecem franquias de dados de 2GB a 6GB, por preços a partir de R$ 149,00. Para modems e tablets, os planos vão de 3GB a 20GB, a partir de R$ 69,90.