SAP tem sua oferta de B1 na nuvem na América Latina. Foto: Pixabay.

A Replace, uma consultoria paulista especializada no setor elétrico, acaba de se tornar a primeira empresa na América Latina a rodar o sistema de gestão para pequenas e médias empresas Business One da SAP direto na nuvem da multinacional alemã.

O chamado Business One Cloud (hosted by SAP) começou a ser implementado pela Alfa em no começo de abril e tem previsão de finalização no início de junho.

“Escolhemos o SAP Business One pela abrangência em atender os processos da empresa e pelo reconhecimento dos ERPs SAP pelo mercado”, resume o diretor da Replace, Carlos Alberto Schoep.

A Replace atua diretamente no mercado de energia, prestando serviços para geradoras, distribuidoras e comercializadoras. A Alfa tem experiência nesse setor, tendo entregue projetos para clientes como BBCE, Nova Energia, Boven Energia.

Além de ser a primeira empresa a implantar o ERP em nuvem na América Latina, a Replace possui no escopo de seu projeto diversos módulos em nuvem, como contábil e fiscal, financeiro, faturamento, compras e CRM. 

“A partir da operação plena dessa solução, esperamos sistematizar todos os processos, ganhar produtividade, melhorar as informações gerenciais e iniciar a integração digital com nossos clientes, fornecedores e instituições bancárias”, resume Schoeps.  

A SAP anunciou que iria hospedar o Business One no banco de dados em memória Hana em data centers gerenciados pela própria empresa ainda em 2015. A novidade começou a ser oferecida para América Latina em 2017.

Com a novidade, a SAP oferece três opções de implantação para a oferta baseada em assinatura do Business One: rodar o sistema na nuvem a partir de nuvem privada de parceiros, em uma infraestrutura de nuvem de terceiros - como AWS e Azure - ou nos centros de dados da SAP.

A SAP tem infra no Brasil: em novembro de 2017, a empresa inaugurou seu terceiro data center no Brasil, dentro da estrutura da Equinix em São Paulo.

Até agora, no entanto, a única solução oferecida a partir dos DCs brasileiros era a solução de gestão de recursos humanos SuccessFactors.