FIDELIDADE

Tecnologia da Stix tem dedo da Everis

30/04/2021 10:10

Companhia esteve envolvida desde o começo na criação da plataforma da GPA e da Raia Drogasil.

Raphael Saueia Bueno, sócio responsável pela área de digital strategy da Everis Brasil. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Stix, joint-venture da GPA e da Raia Drogasil, contratou a Everis, consultoria de negócios e TI do grupo NTT Data, para apoiar a empresa na criação, desenvolvimento e implementação da sua plataforma de pontos e recompensas.

A plataforma Stix reúne os programas de fidelidade da GPA, que detém marcas como Pão de Açúcar e Extra, e da Raia Drogasil, com as redes de farmácias Droga Raia e Drogasil, possibilitando que seus clientes juntem pontos em uma única carteira. 

Além disso, clientes do Itaú podem transferir seus pontos do iupp, programa de pontos do banco, para o Stix. 

Na prática, o programa pontua as compras do dia a dia, possibilitando o compartilhamento de pontos entre participantes e a obtenção de prêmios. A ideia é que, assim, os varejistas ganhem o aumento da rotatividade de clientes nas lojas.

“Chegar em um projeto tão inovador e diferenciado exigiu análise do mercado e de tecnologias disruptivas, coordenação de fornecedores diversos, muita criatividade e produtividade", afirma Alexandre Rodrigues, diretor comercial e de marketing da Stix.

Segundo o executivo, a missão de criar um programa de pontos e recompensas chegou em maio de 2019 e tinha um prazo recorde de sete meses para contemplar não somente o GPA e a RD, mas varejistas e parceiros de segmentos diversos.

"Para iniciar o processo e garantir eficiência e agilidade, nós abrimos uma concorrência no mercado para escolher um parceiro estratégico e escolhemos a Everis devido ao fato de conhecer nossos negócios, ter expertise tecnológica e credenciais em projetos de lançamento de modelos de negócios 100% digitais", conta Rodrigues.

A criação da Stix exigia desde a criação da arquitetura de TI, definição de infraestrutura e viabilização de produtos digitais até o desenvolvimento e entrega de um aplicativo.

Como desafio adicional, a plataforma já devia nascer com escalabilidade para contemplar novos varejistas que venham a integrar o ecossistema nesse e nos próximos anos.

Assim, a Everis apoiou a Stix em todas as etapas, coordenando os diversos fornecedores e auxiliando na otimização do projeto em termos mercadológicos e técnicos.

As áreas de digital strategy e digital technology da Everis auxiliaram na seleção de tecnologias e começaram a fazer a coordenação dos fornecedores de TI escolhidos para integrar a Stix, com os sistemas de pontos e fidelização das marcas participantes.

“Trabalhamos, desde o primeiro momento, com metodologia ágil e com camadas de integração da Stix com os sistemas de fidelizações e canais já existentes no ecossistema em cloud para assegurar escalabilidade, confiabilidade e segurança", conta Raphael Saueia Bueno, sócio responsável pela área de digital strategy da Everis Brasil.

As equipes de desenvolvimento trabalharam dentro do conceito de DevOps integradas aos times operacionais e todas as funcionalidades Stix já foram desenvolvidas com APIs com os canais.

"O fato de 100% dos desenvolvimentos serem automáticos facilitou também a realização de diversos testes. Isto nos permitiu fazer o teste beta dentro do prazo previsto e o lançamento efetivo, com todo o catálogo de produtos e inclusão do programa de fidelidade GPA, ocorreu em janeiro do ano passado", conta Bueno.

Os programas de fidelização do Itaú e da Raia Drogasil foram integrados, respectivamente, em julho e outubro de 2020, quando a plataforma foi lançada.

"Foi fundamental contarmos com a Everis nesse projeto, cuja equipe de 33 profissionais trabalhou em total sinergia com os 50 de nossa equipe, mostrando-se totalmente comprometida com nossas metas e prazos e colaborativa para que superássemos expectativas", afirma o diretor comercial e de marketing da Stix.

Contemplando as verticais de farmácia e varejo alimentar, a plataforma Stix já soma 1,5 milhão de usuários que geram cerca de 180 mil transações diárias. Agora a ideia é ampliá-la para setores como construção civil, pets, vestuário, calçados, arquitetura e decoração.

A NTT Data, empresa de serviços de TI do grupo japonês NTT, comprou a espanhola Everis por US$ 761,2 milhões em 2013.

Parte da justificativa do negócio era ampliar a presença da NTT em regiões nas quais a companhia tinha pouca presença, como a América Latina.

A Everis faturou € 1,5 bilhão no último ano fiscal e Brasil é hoje a segunda maior operação da empresa que, no total, conta com mais de 27 mil profissionais em 17 países.

Veja também

POSIÇÃO
FH agora é NTT Data Business

Troca é parte de uma reorganização mundial da gigante japonesa de telecom e abre possibilidades para a FH.

RH
Everis Brasil tem nova diretora de people

Com 20 anos de carreira, Fernanda Rodrigues já passou por empresas como GFT, Ecolab e Cognizant.

EDUCAÇÃO
Digital Innovation One capta R$ 3,5 milhões

Aporte foi realizado pela Domo Invest para ampliar a formação de novos programadores.

CONTRATAÇÃO
Ex-Accenture assume área de customer da Everis

Com 15 anos de carreira, Ricardo Cury foi gerente de marketing digital da empresa para a América Latina.

CONTRATAÇÃO
Tomasini, ex-PwC, assume varejo na Everis

Com 25 anos de carreira, o executivo passou por empresas como Tivit, Natura, CTIS, Indra e Siemens.

CONTRATAÇÃO
Andréa Thomé assume cibersegurança da Everis

Na nova empresa, a executiva terá o desafio de estruturar a área no Brasil.

CONTRATAÇÃO
Yaman tem novo head de cibersegurança

Alexandre Morelli vem da Everis, onde gerenciou a mesma área nos últimos 11 anos.

CONTRATAÇÃO
Macluf, ex-Coca-Cola, assume diretoria na Everis

A executiva será diretora de talent transformation, área recém criada pela empresa.

CARREIRA
Gritti, ex-GFT, assume diretoria na Everis

Executivo será diretor de transformação da área de Strategy Value.

EMPREGOS
Everis investe em Santa Catarina

Consultoria de TI quer chegar a 100 funcionários no estado com hub em Florianópolis.