Salesforce na nuvem da Microsoft. Foto: divulgação.

A Microsoft e a Salesforce.com, anunciaram uma parceria estratégica para criar novas soluções que conectem os aplicativos e a plataforma de gestão de relacionamento com clientes (CRM) de salesforce.com ao Office e Windows, levando soluções da Salesforce para a nuvem do Azure.

O acordo, cujos termos não foram abertos, tem o objetivo de levar mais produtividade para os clientes de ambas as plataformas, com soluções integradas entre Office 365 e Windows Phone.

Além disso, além do uso da nuvem e mobilidade, recursos da Micrososft como OneDrive e SharePoint também entram nesse compartilhamento de soluções. Também será lançado uma versão do Salesforce especial para o Outlook, Excel e Power BI.

Segundo Satya Nadella, CEO da Microsoft, a parceria será benéfica para os clientes, em uma estratégia que coloca as aplicações em nuvem e o uso de mobilidade em primeiro lugar.

"Trabalhando juntos, vamos entregar novas soluções que conectem os processos do cliente e os insights da Salesforce à produtividade em nuvem do Office 365 e à mobilidade de Windows, para que nossos clientes possam fazer mais", destacou o executivo.

Com a parceria com Salesforce, a Microsoft está de novo investindo para trazer aplicações de renome para a nuvem do Azure. Recentemente, a empresa de Redmond fez parcerias semelhantes com a Oracle e SAP.

Com esta manobra, a empresa de Nadella aposta no fortalecimento de sua oferta em nuvem, frente à pesos pesados como AWS e Google.

Aliás, focando no serviço Azure voltado a softwares de terceiros, a Microsoft deixa de lado seus próprios sistemas de CRM e ERP, adotando a postura agnóstica da concorrência. A guerra está se abrindo.