O banco espanhol BBVA firmou uma colaboração estratégica global com a Red Hat. Foto: Divulgação.

O banco espanhol BBVA firmou uma colaboração estratégica global com a fornecedora de soluções corporativas open source Red Hat.

A parceria tem como foco o alinhamento técnico e comercial para ajudar o BBVA acelerar a inovação, gerenciar o crescimento de transações financeiras realizadas em dispositivos digitais e fornecer serviços bancários digitais aos seus clientes globais.

“Estamos diante de um novo cenário que exige que o cliente seja mantido no centro de tudo que fazemos, e a tecnologia é uma das principais alavancas para essa transformação. O acordo com a Red Hat nos ajudará a capitalizar nas oportunidades oferecidas pelas tecnologias de computação em nuvem”, afirma Ricardo Moreno, chefe de engenharia do BBVA.

A nova plataforma baseada em IaaS e PaaS da Red Hat permitirá que o BBVA concentre-se no desenvolvimento de aplicativos que possam suportar as grandes necessidades dos serviços bancários digitais globais e oferecer aos clientes o serviço e as informações de que precisam.

“O BBVA é um exemplo fantástico de empresa global que recorreu a uma nuvem baseada em open source para realizar sua inovação comercial por meio da tecnologia. Com uma plataforma moderna e flexível baseada em IaaS e PaaS, o BBVA estará bem posicionado para desfrutar as oportunidades apresentadas pela economia digital que cresce de maneira acelerada”, comenta Jim Whitehurst, presidente e CEO da Red Hat.

Com o acordo, o BBVA projetou uma nuvem de serviço automatizada e de vários proprietários baseada na Red Hat OpenStack Platform, uma solução altamente escalável e pronta para a produção que oferece uma base aberta para implantações de nuvem. 

O BBVA e a Red Hat ainda estão trabalhando juntos para definir e construir a arquitetura PaaS corporativa global do BBVA baseada na plataforma de aplicativo de contêiner da Red Hat OpenShift. Essa arquitetura baseada em PaaS pode ajudar o BBVA a transformar o processo de fornecimento de soluções.

Já a plataforma de gerenciamento em nuvem do BBVA, baseada no RedHat CloudForms, facilitará o gerenciamento operacional e financeiro de um ambiente de múltiplas nuvens.

O BBVA e a Red Hat planejam trabalhar juntos em iniciativas de treinamento e de capacitação projetadas para ajudar o BBVA a gerenciar sua transformação e a adotar novas tecnologias, possibilitar a transferência de conhecimento e oferecer suporte. 

O BBVA é um grupo bancário espanhol com participação em entidades financeiras em mais de trinta países. A empresa possui cerca de 110 mil empregados e cerca de 50 milhões de clientes.

O grupo ingressou no Brasil em 1998, mas teve suas operações no país adquiridas pelo Bradesco em 2003, por R$ 2,7 bilhões.

O Grupo BBVA registrou receita de € 2,6 bilhões em 2015, um valor 0,9% superior ao do ano anterior.