A Emerson Network Power iniciou a fabricação do Liebert XPC em sua fábrica em Sorocaba. Foto: Divulgação.

A Emerson Network Power iniciou a fabricação dos sistemas de distribuição de energia Liebert XPC em sua fábrica em Sorocaba, São Paulo. 

Solução projetada para otimizar a distribuição de energia em data centers, o Liebert XPC tem, agora, um prazo de entrega que baixou de meses para poucas semanas. 

“Nossa meta é fabricar e implementar 150 unidades do Liebert XPC em 2016. A partir de 2017, esse produto, totalmente desenhado e fabricado no Brasil, passará a ser exportado”, diz Rafael Garrido, diretor comercial da Emerson Network Power no Brasil. 

A flutuação no câmbio do dólar, o crescimento do mercado de data centers e necessidade de dinamizar o processo de fabricação e entrega deste equipamento foram os fatores que levaram a Emerson Network Power a iniciar a fabricação desta linha no Brasil. 

“A extrema competitividade e os altos padrões de qualidade do segmento brasileiro de data centers nos levaram a desenvolver um produto nacional, alinhado com as normas técnicas e as características do nosso mercado”, destaca Garrido.

Focada na fabricação do Liebert XPC, a empresa investiu na capacitação do time que atua na fábrica instalada em Sorocaba. 

“Desenvolvemos no Brasil uma solução com a mesma qualidade dos produtos construídos em outras plantas industriais do grupo Emerson Network Power. Como resultado, o Brasil passa a contar com uma solução de distribuição de energia desenhada sob medida para atender as demandas de cada cliente, cada data center”, detalhe Garrido. 

O Liebert XPC é um PDU (Power Distribution Unit, unidade de distribuição de energia), tecnologia essencial para a infraestrutura de energia do data center ser desenhada e construída de forma segura. 

O equipamento fica instalado entre o ponto de entrada de energia vindo do no-break e os diversos servidores, roteadores e switches do data center. Segundo a empresa, a presença do Liebert XPC, elimina a necessidade de se instalar longos, espessos (bitola larga) e caros cabos no data center.

A Emerson, com sede em no estado de Missouri, é composta de cinco segmentos de negócio: Process Management, Industrial Automation, Network Power, Climate Technologies, e Commercial & Residential Solutions. As vendas no ano fiscal de 2015 foram de US$ 22,3 bilhões.