PALESTRA

Obama: lições da presidência para os negócios

30/05/2019 21:48

Para o ex-presidente, um líder é tão bom quando o time que ele convoca.

Barack Obama atraiu cerca de 15 mil pessoas para o VTEX Day. Foto: Everton Rosa.

Tamanho da fonte: -A+A

Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, levou lições da presidência que podem ser aplicadas ao mundo dos negócios durante sua participação na abertura do VTEX Day, realizado em São Paulo.

Obama é o grande nome do evento que atraiu cerca de 15 mil pessoas durante o primeiro dia de conteúdo, nesta quinta-feira, 30. 

Para o ex-presidente americano, o principal ensinamento dos oito anos em que comandou os Estados Unidos é que um líder é tão bom quando o time que ele convoca.

"É importante não ter medo de ter pessoas mais inteligentes que você na mesma sala. Ser um bom líder também é saber as perguntas certas e ter as pessoas que podem respondê-las ao seu lado. No governo lidei com assuntos como economia, questões nucleares e ebola, ninguém sabe tudo sobre tudo isso", destacou Obama.

Ainda falando sobre equipes, o político reforçou a necessidade de contar com um time heterogêneo e buscar a igualdade. Ele comparou a situação com o universo da liga de basquete americana (NBA), que tem recebido cada vez mais jogadores estrangeiros e, para Obama, se tornado cada vez melhor.

"Quanto maior o pool de talentos, maior sucesso a organização vai ter. Se negros não são incluídos ou se mulheres não são incluídas, você deixa bons jogadores fora de campo", completou.

Obama também citou o processo de tomada decisão como uma lição da presidência que também se aplica ao mundo empresarial. Para ele, nem sempre há garantia de que se está tomando o caminho correto, mas é preciso escolher com propriedade.

"Aprendi a tomar decisões com base em pesquisas, informações de especialistas, dados e análises. Muitos problemas não tem soluções exatas, mas é possível estar confortável de que tomou a melhor decisão possível com base nas probabilidades", relatou.

O ex-presidente ainda falou sobre a relação entre o governo e o mercado empresarial.

"Não tem mercado que funcione sem um governo que funcione ou um bom sistema educacional. Leis, transparência, responsabilidade, infraestrutura, impostos bem trabalhados, tudo isso faz bem para o mercado. Muitos não concordam, mas acho que as pessoas deveriam ficar felizes por pagar impostos, por que é um investimento na sociedade que traz segurança aos negócios", completou Obama.

Além disso, ele ressaltou a importância da educação e da criação de oportunidades para assegurar a formação de novos talentos e líderes. Para ele, é preciso incentivar a criatividade nos jovens e encorajá-los a colaborar com o desenvolvimento dos ambientes onde vivem.

"Há muitos jovens que podem fazer ações grandiosas se tiverem uma chance. Sempre lembro a mim mesmo que se dermos as oportunidades, aqui no Brasil pode haver uma criança na favela que descubra a cura do câncer, por exemplo", destacou.

A presença de Obama no VTEX Day contou com novidades para quem costuma frequentar eventos desse tipo no Brasil. Com a segurança reforçada, os participantes precisaram passar por detectores de metal para ingressar no São Paulo Expo. 

Além disso, ao final da palestra o auditório permaneceu fechado até a saída do ex-presidente americano do centro de convenções.

*Júlia Merker cobre o VTEX, em São Paulo, a convite da VTEX.

Veja também

CONTRATAÇÃO
Adobe tem nova head de marketing para Magento

Núbia Mota estava na VTEX, onde atuava desde 2014.

KEYNOTE
Barack Obama palestra no VTEX Day

Plataforma de e-commerce dá maior tacada na estratégia do palestrante de peso.

REFORÇO
Linx chama ex-Vtex para liderar e-commerce

Alessandro Gil passou também por Rakuten e Ikeda.

E-COMMERCE
Ex-CEO da Loja Integrada é sócio da Enviou

A Loja Integrada foi adquirida pela plataforma de e-commerce VTEX em 2013.

OPORTUNIDADE
ThoughtWorks: trainees vão para Índia ou China

Programa para profissionais em início de carreira inclui cinco semanas fora do país.

PERSONALIDADE
Profissional Drywall: será que você é ou convive com um?

Eles são rígidas, não mudam, são duras em suas posições, ainda que erradas e vivem presas em sua arrogância.

ESTUDO
Menos mulheres atuando em TI

Número total de profissionais aumentou, mas porcentagem ficou menor entre 2007 e 2017.

RECURSOS INCÓGNITOS
Oracle adota entrevista às cegas

Objetivo é aumentar a diversidade dos escolhidos para fazer estágio na compahia.

PESQUISA
Qual é o salário pago pelas startups?

O @startupdareal está com uma pesquisa aberta sobre o pagamento de funcionários de startups.