Barack Obama atraiu cerca de 15 mil pessoas para o VTEX Day. Foto: Everton Rosa.

Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, levou lições da presidência que podem ser aplicadas ao mundo dos negócios durante sua participação na abertura do VTEX Day, realizado em São Paulo.

Obama é o grande nome do evento que atraiu cerca de 15 mil pessoas durante o primeiro dia de conteúdo, nesta quinta-feira, 30. 

Para o ex-presidente americano, o principal ensinamento dos oito anos em que comandou os Estados Unidos é que um líder é tão bom quando o time que ele convoca.

"É importante não ter medo de ter pessoas mais inteligentes que você na mesma sala. Ser um bom líder também é saber as perguntas certas e ter as pessoas que podem respondê-las ao seu lado. No governo lidei com assuntos como economia, questões nucleares e ebola, ninguém sabe tudo sobre tudo isso", destacou Obama.

Ainda falando sobre equipes, o político reforçou a necessidade de contar com um time heterogêneo e buscar a igualdade. Ele comparou a situação com o universo da liga de basquete americana (NBA), que tem recebido cada vez mais jogadores estrangeiros e, para Obama, se tornado cada vez melhor.

"Quanto maior o pool de talentos, maior sucesso a organização vai ter. Se negros não são incluídos ou se mulheres não são incluídas, você deixa bons jogadores fora de campo", completou.

Obama também citou o processo de tomada decisão como uma lição da presidência que também se aplica ao mundo empresarial. Para ele, nem sempre há garantia de que se está tomando o caminho correto, mas é preciso escolher com propriedade.

"Aprendi a tomar decisões com base em pesquisas, informações de especialistas, dados e análises. Muitos problemas não tem soluções exatas, mas é possível estar confortável de que tomou a melhor decisão possível com base nas probabilidades", relatou.

O ex-presidente ainda falou sobre a relação entre o governo e o mercado empresarial.

"Não tem mercado que funcione sem um governo que funcione ou um bom sistema educacional. Leis, transparência, responsabilidade, infraestrutura, impostos bem trabalhados, tudo isso faz bem para o mercado. Muitos não concordam, mas acho que as pessoas deveriam ficar felizes por pagar impostos, por que é um investimento na sociedade que traz segurança aos negócios", completou Obama.

Além disso, ele ressaltou a importância da educação e da criação de oportunidades para assegurar a formação de novos talentos e líderes. Para ele, é preciso incentivar a criatividade nos jovens e encorajá-los a colaborar com o desenvolvimento dos ambientes onde vivem.

"Há muitos jovens que podem fazer ações grandiosas se tiverem uma chance. Sempre lembro a mim mesmo que se dermos as oportunidades, aqui no Brasil pode haver uma criança na favela que descubra a cura do câncer, por exemplo", destacou.

A presença de Obama no VTEX Day contou com novidades para quem costuma frequentar eventos desse tipo no Brasil. Com a segurança reforçada, os participantes precisaram passar por detectores de metal para ingressar no São Paulo Expo. 

Além disso, ao final da palestra o auditório permaneceu fechado até a saída do ex-presidente americano do centro de convenções.

*Júlia Merker cobre o VTEX, em São Paulo, a convite da VTEX.