ClickSoftware usa IA em solução. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A ClickSoftware, empresa de TI voltada a soluções de automação e gestão de força de trabalho, anunciou uma solução com a adoção de recursos de inteligência artificial para gerir equipes em campo.

Denominada "ClickButler", a funcionalidade usa inteligência artificial para enviar alertas ou sugestões de ações ao técnico em campo com base em informações de fontes diversas, inclusive externas aos sistemas da empresa.

O ClickButler toma decisões proativas ao compreender o contexto do negócio (como por exemplo, analisando o perfil do cliente e seu contrato de serviço, a urgência daquela chamada, hora e localidade, etc), a agilidade e habilidade do técnico em desempenhar a tarefa, e a localização geográfica do técnico em relação ao cliente, e assim, antecipa as suas necessidades.

A tecnologia está sendo incorporada a produtos da companhia, como o ClickMobile, solução de gerenciamento de força de trabalho móvel, e o ClickSchedule, de agendamentos otimizados para tarefas, recursos e locais.

Segundo a empresa, a utilização da nova tecnologia gera um valor de negócio incremental, uma vez que aprimora o atendimento ao cliente, aumentando a eficiência, salvando horas de digitação em excesso e minimizando erros.

No Brasil há cerca de um ano, a ClickSoftware deverá gerar na América Latina de 5% a 10% da receita de todas as Américas já em 2014. Para 2015, a expectativa é que a região chegue a 20% desse bolo.

Recentemente a empresa assumiu a implantação das soluções de gestão de equipes de campo da Oi, com recursos de mobilidade e agendamento para clientes.