Marlon Moser e Carlos Hopfer. Foto: divulgação.

Sediada em Blumenau, a Orbitotal está chamando a atenção no mercado de jogos eletrônicos e games publicitários (advergames) no mercado internacional, mas está de olho no mercado nacional para impulsionar seu crescimento.

Fundada pelos empresários Marlon Moser e Carlos Hopfer no final de 2012, a companhia iniciou suas atividades focadas em clientes externos. A razão para isso se deve à experiência de Moser nos Estados Unidos, onde se especializou na área de games, com cursos em Nova York e Washington.

"O networking devido à vivência fora nos rendeu diversos contratos para o desenvolvimento de jogos para empresas e entidades nos Estados Unidos", afirmou Moser, que é formado em publicidade pela Universidade Regional de Blumenau (Furb).

Nos Estados Unidos, a Orbitotal desenvolveu advergames para empresas como a Green Solutions, empresa de duplicação de CDs e DVDs sediada na Flórida, e a Next Generation, grupo de resgate histórico que encomendou um jogo sobre o Holocausto, chamado Factanium.

O híbrido de advergame da entidade e jogo educativo rendeu inclusive à empresa catarinense uma matéria de destaque no jornal Chicago Tribune.

Para a empresa agora o desafio é aumentar sua base no Brasil. Hoje a empresa conta com cerca de 25 clientes e cerca de 17 deles são internacionais. Segundo Moser, a ideia é triplicar a base nacional de clientes até o final do ano.

"Com o tempo as coisas devem se equilibrar. O mercado brasileiro está aquecendo e vendo as vantagens de advergames e jogos educacionais. Lá fora a gamificação está muito forte e por aqui as empresas estão começando a se interessar", destaca.

De acordo com o sócio, atualmente o foco local da empresa está em clientes da região de Blumenau, como o restaurante Pepper Jack. A Orbitotal opera atualmente com uma equipe de apenas quatro pessoas, mas o plano é estar presente em São Paulo em breve.

"Não adianta, tem que ter um pé por lá, pois é onde o mercado de publicidade se movimenta e estão os clientes com interesse em jogos com conteúdo publicitário", explica Moser.

Com desenvolvimento em HTML5, a empresa desenvolve games em plataformas web e mobile. Além do foco nos advergames, a empresa desenvolve games próprios, que são vendidos na App Store e Google Play.

Um exemplo é o game Hallo Blumenau, que faz uma crítica bem humorada ao trânsito do município e também divulga a cidade mostrando os ícones turísticos.

"É uma forma de criarmos nossos conteúdos próprios. Além disso, podemos aproveitar e criar motores gráficos e texturas para outros projetos, o que reduz custos", destaca o empresário.