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VAREJO

Paquetá lança checkout móvel

Júlia Merker
// quinta, 30/06/2016 17:28

A Paquetá está em fase de implementação de um projeto de checkout móvel em suas lojas. A primeira unidade a contar com a tecnologia é a Paquetá do shopping Iguatemi, em Porto Alegre.

A Paquetá do Iguatemi é a primeira unidade a contar com o mobile checkout. Foto: Divulgação.

O mobile checkout opera através de um iPod Touch conectado a um scanner da Honeywell que permite ao vendedor registrar o código de barras do produto e verificar a numeração disponível na loja. 

Pelo mesmo aparelho, ele comunica o pedido ao estoquista (que localiza o produto e leva para o cliente) e recebe o pagamento por cartão de crédito com emissão de nota fiscal. 

O Sistema é baseado em arquitetura Oracle e integrado a outras ferramentas da empresa utilizadas pela Paquetá, que adotou o Oracle Retail no final de 2014. A ferramenta utilizada pelos vendedores foi desenvolvida pela Voiza, parceira da Oracle.

Além dessa tecnologia, a Paquetá lançou o Multimix, utilizado quando a loja não tem o produto desejado pelo cliente no estoque. Nesse caso, há um terminal de consulta para a seleção do produto. A compra é realizada na loja, com aprovação na hora, e a entrega é feita em casa.

Em Porto Alegre, o prazo de entrega  é de 48 horas. A proposta é implantar o sistema Multimix nas mais de 400 unidades do país até o final de 2016.

O mobile checkout está sendo adotado pelas lojas de forma gradativa. Inicialmente, ele será implementado nas unidades de shopping centers e de maior faturamento. Toda a rede deve contar com a tecnologia em até um ano.

A iniciativa de atendimento e pagamento móvel começou a ser projetada pela Paquetá há 3 anos, a partir da criação de um grupo de trabalho para estudar o assunto.

“Na época, enfrentamos desafios como a dificuldade de encontrar dispositivos móveis que aguentasse uma operação como essa por questões de sistema e bateria. Além disso, a mudança da legislação para nota fiscal eletrônica foi necessária para o projeto”, relata Marcos Ravazzolli, diretor de Varejo da Paquetá.

Segundo Ravazzoli, o processo implementado na loja do Iguatemi resulta em menos pessoas no caixa e atendimento mais ágil.

“A iniciativa gera um imenso ganho na experiência do consumidor, o que colabora com a fidelização dos clientes e inclusive divulgação espontânea nas redes sociais”, relata.

O projeto ainda conta com a Rede, que fornece os equipamentos Chip&Pin para os pagamentos da Ingênico, provedora de soluções de pagamento. Já os equipamentos de automação são oferecidos pela Automatech, por meio de locação.

Fundada em 1945, a Paquetá chegou ao final de 2015 com faturamento de R$ 2,5 bilhões. Atualmente, conta com mais de 18 mil colaboradores, mais de 400 lojas no Brasil e seis plantas industriais, produzindo 65 mil pares por dia. 

O Grupo Paquetá reúne as marcas próprias Dumond, Capodarte, Lillys Closet, Ateliermix e Ortopé e as marcas de varejo Paquetá, Paquetá Esportes, Gaston e Esposende. 

Júlia Merker