A Paquetá do Iguatemi é a primeira unidade a contar com o mobile checkout. Foto: Divulgação.
A Paquetá está em fase de implementação de um projeto de checkout móvel em suas lojas. A primeira unidade a contar com a tecnologia é a Paquetá do shopping Iguatemi, em Porto Alegre.
O mobile checkout opera através de um iPod Touch conectado a um scanner da Honeywell que permite ao vendedor registrar o código de barras do produto e verificar a numeração disponível na loja.
Pelo mesmo aparelho, ele comunica o pedido ao estoquista (que localiza o produto e leva para o cliente) e recebe o pagamento por cartão de crédito com emissão de nota fiscal.
O Sistema é baseado em arquitetura Oracle e integrado a outras ferramentas da empresa utilizadas pela Paquetá, que adotou o Oracle Retail no final de 2014. A ferramenta utilizada pelos vendedores foi desenvolvida pela Voiza, parceira da Oracle.
Além dessa tecnologia, a Paquetá lançou o Multimix, utilizado quando a loja não tem o produto desejado pelo cliente no estoque. Nesse caso, há um terminal de consulta para a seleção do produto. A compra é realizada na loja, com aprovação na hora, e a entrega é feita em casa.
Em Porto Alegre, o prazo de entrega é de 48 horas. A proposta é implantar o sistema Multimix nas mais de 400 unidades do país até o final de 2016.
O mobile checkout está sendo adotado pelas lojas de forma gradativa. Inicialmente, ele será implementado nas unidades de shopping centers e de maior faturamento. Toda a rede deve contar com a tecnologia em até um ano.