SAÚDE

Unimed Caruaru tem chatbot com Take Blip

30/06/2022 09:40

Canal via WhatsApp foi criado pela Dr. Mobile e é integrado ao Soul MV.

Sede administrativa da Unimed Caruaru. Foto: Divulgação

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A Unimed Caruaru, uma das maiores cooperativas médicas do Agreste Pernambucano, adotou a plataforma da Take Blip, mineira que desenvolve sistemas de mensagens, para criar um chatbot via WhatsApp.

O projeto foi desenvolvido pela Dr. Mobile, parceira certificada da marca e especializada em tecnologias móveis para atendimento na área da saúde, de forma integrada ao Soul MV, ERP hospitalar utilizado pela instituição.

Antes, os principais canais de atendimento ao cliente eram o call center e o site. 

Para solicitar serviços, como emissão de segunda via de boletos, o cliente precisava fazê-lo por contato telefônico, aguardando na linha para ter sua solicitação atendida, ou realizá-la pelo site. 

“Com a alta do número de pedidos e solicitações por parte dos nossos pacientes, vimos que precisávamos de uma solução inteligente mais assertiva e automatizada, algo que um chatbot conseguiria facilmente resolver”, explica Daniel Moraes, gerente de TI da Unimed Caruaru.

Além disso, a intenção era reduzir a solicitação de impressão de carteirinhas físicas, viabilizando a emissão da carteirinha digital.

Para o projeto, a cooperativa selecionou as demandas que mais traziam solicitações ao seu canal de atendimento e começou a desenvolver algumas automações com a Dr. Mobile usando a plataforma Take Blip.

Desde então, mais de 7 mil agendamentos de consulta foram feitos, 17 mil segundas vias de boleto foram geradas, mais de 9 mil tokens de atendimento foram gerados e mais de 8 mil status de solicitações de exames foram disponibilizados via chatbot.

Na solução, também estão disponíveis serviços como cancelamento de agendamento ou remarcação, agendamento de exames, status de autorização de guias, autorização de consultas, solicitação de autorização para cirurgias e vendas de planos.

Fundada em 1989, a Unimed Caruaru possui mais de 400 médicos cooperados e atende mais de 80 mil clientes.

A Take Blip foi fundada em 1999, conta com 1,3 mil funcionários e cerca de 3 mil clientes em mais de 25 países, incluindo nomes como Dell, General Motors, Hotmart, Mercado Pago, Via Laser Serviços, XP Investimentos e Itaú Unibanco.

Com sede em São Paulo, a Dr. Mobile tem foco no desenvolvimento de tecnologias móveis para atender o segmento de saúde. Seus clientes incluem o Hospital das Clínicas da USP, Hospital Santa Catarina, Sabará Hospital Infantil e Hospital Nipo-Brasileiro.

A MV foi fundada em 1987, em Porto Alegre. A empresa possui 2,6 mil clientes e 214 mil médicos cadastrados nas suas plataformas de atendimento, além de mais de 110 mil leitos administrados. 

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