Será que a IBM vai levar a Neoris? Tudo indica que sim.

Tamanho da fonte: -A+A

A Cemex anunciou o fechamento de um acordo de US$ 1 bilhão com a IBM para prestação de serviços de backoffice em RH e finanças por 10 anos.

O acordo envolve ainda toda a infraestrutura, manutenção e o de desenvolvimento de aplicativos.

A nota não faz nenhuma menção à Neoris, empresa criada pela Cemex como um spin off da área de TI e hoje a segunda maior consultoria de TI da América Latina.

A empresa é reconhecida pela sua área de SAP, com 3,5 mil empregados e faturamento de US$ 300 milhões em 2011. A Cemex é responsável por 15% da receita da Neoris.

Rumores divulgados pela imprensa nas últimas semanas davam conta que a IBM assumiria a companhia como parte do pagamento.

Significativamente, a Neoris nem apresentou uma proposta na RFP que levou ao contrato fechado pela IBM, também disputado por TCS, Dell, Infosys e Wipro.

O próprio CEO da Cemex, Lorenzo Zambrano, afirma no comunicado que a companhia quer focar em seu “negócio principal”, assim, pode-se esperar alguma alteração na estratégia dispensada à Neoris.

Zambrano é um dos integrantes do board de diretores da IBM.

A operação seria motivada pelas dificuldades financeiras da Cemex, o terceiro maior fabricante mundial de cimento, causadas pela desaceleração da construção civil devido à crise econômica.