Alberto Menache. Foto: divulgação.

A Linx anunciou nesta segunda-feira, 29, a aquisição de ativos da paulista Opus, desenvolvedora de soluções para franquias de varejo, em uma transação de R$ 9 milhões.

Do valor negociado, R$ 5,55 milhões serão pagos à vista. O pagamento dos R$ 3,45 milhões restantes está sujeito ao alcance de metas financeiras e operacionais até 2015, segundo informou a companhia.

Com a compra, a Linx incorporou ao seu portfólio a solução Opus Franchising System, software destinado à gestão e automação de franquias de serviços, levando no embalo uma expressiva carteira de clientes do segmento como Yázigi, Eurodata, Onodera e D`pil.

Com isso, a Linx pretende atacar novos segmentos como educação, saúde, entre outros. Segundo dados divulgados pela companhia, em 2012, o faturamento bruto da Opus chegou a R$ 3,1 milhões.

A Opus Software continuará atuando de maneira independente através de suas outras áreas de negócio focadas em Automação Bancária, Desenvolvimento de Sistemas e Application Outsourcing, uma vez que a transação envolve exclusivamente a transferência dos ativos referentes à Plataforma Opus Franchising System.

Com market share de 29% no setor de software para varejo no país, a companhia baseia sua estratégia em crescimento inorgânico para ampliação de portfólio.

Basta ver que a Compacta foi a décima compra realizada pela Linx nos últimos quatro anos, mas não foi a última: depois dela, vieram a gaúcha Direção, por R$ 26,5 milhões, e ativos da Seller Corp, que tem sedes em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, por R$ 10,1 milhões, ambas em março passado.

Já antes da Compacta, a lista de aquisições da Linx, que começou a ser composta em 2008, traz: Quadrant, CSI Inter Commerce, Formata, Dia System, CNP, Microvix, General Atlantic, Spress e CustomBS.

De acordo com Alberto Menache, diretor presidente da Linx, a incorporação do Opus Franchising System, confirma o modelo integrado de operação da empresa com convergência para a computação em nuvem.

“Trata-se de investimento preciso, com a finalidade de fortalecer nossa atuação num dos segmentos do varejo que mais cresce no Brasil e proporcionar a nossos clientes soluções cada vez mais abrangentes em diversas verticais de varejo”, explica Alberto.

Com mais de 7,5 mil clientes no Brasil, América Latina e Europa, a Linx soma 60 mil PDVs instalados com suas soluções.

A companhia emprega mais de 1,8 mil colaboradores na matriz e filiais, e atua por meio de três unidades de negócio: Linx Sistemas, Linx Telecom e Linx Logística.