Joaquin Del Rivero Yániz. Foto: divulgação.

A Netshoes, com o objetivo de reforçar as suas operações no México, anunciou esta semana a contratação do executivo Joaquín Del Rivero Yániz para a posição de diretor geral da empresa no país latino.

Segundo explicou a companhia em nota, a chegada do executivo assim como a criação do cargo, aponta um foco maior na operação mexicana, que registrou em 2014 um crescimento de 120% nas vendas em relação ao ano anterior.

Antes da chegada de Yániz, que atuava como diretor de marketing da entidade ecológica The Nature Conservancy no último ano, a empresa controlava suas operações no México através da diretoria geral da América Latina (México e Argentina), que é do argentino Alberto Calvo, ex-Nike, desde 2013.

Formado em economia pela Universidad Autónoma Metropolitana (UAM) e com mestrado em administração de empresas pela Universidade de Edimburgo (Reino Unido). Yániz também tem passagens pela direção de marketing em empresas como General Electric, Time Warner.

Além disso, Del Rivero foi diretor da NFL México entre 2005 e 2009 e destacou-se por reforçar e ampliar o posicionamento da liga americana no país latino - inclusive a NFL México possui parceria comercial com a Netshoes.

“Neste novo desafio, vou buscar dar continuidade à democratização e acesso dos mexicanos a mais momentos de lazer e esporte. A Netshoes, com sua reconhecida atuação e oferta de mais de 5 mil produtos, é o melhor aliado para que isso ocorra”, destacou Del Rivero.

Com mais de 100 colaboradores, a Netshoes México possui um centro de distribuição (CD) de 12 mil metros quadrados. Além da loja virtual, a operação mexicana da Netshoes é responsável pela administração das lojas online oficiais de clubes como Chivas, Pumas, Cruz Azul, Club América, Santos Laguna e pelos e-commerces de entidades e ligas como a NBA e NFL México.

Além do novo Diretor Geral, a Netshoes México também reforçou o seu time de executivos com os brasileiros Daniel de Souza Alencar, como gerente de marketing, e André Agra, como gerente de planejamento.

“Estamos orgulhosos de ter o Joaquín como o nosso principal líder no México. Sua chegada fortalece a operação da Netshoes no país, com a ampliação e abertura de diversas oportunidades, por sua experiência em marketing, tendências digitais e reconhecido profissionalismo para continuarmos atingindo os objetivos de crescimento”, disse Marcio Kumruian, CEO e fundador da Netshoes.