O Grupo Dunchen tem no mercado de biscoitos marcas como Kid Lat, Specialat e Duchen. Foto: Divulgação.

O Grupo Duchen, dono da fábrica de biscoito com o mesmo nome e da rede de franquias Specialatte by Gelateria Parmalat, adotou a solução Totvs Smart Analytics, desenvolvida com a GoodData, empresa americana provedora de plataforma de análise de dados em nuvem.

Em 2013, a Totvs Ventures realizou um investimento de US$ 16 milhões na GoodData.

Antes da adoção da solução de analytics pelo Dunchen, os relatórios de controle de produção de produtos, acompanhamento de vendas e resultados financeiros eram elaborados por meio de planilhas em Excel, com os dados imputados manualmente.

Para o fechamento dos relatórios gerencias diários, cerca de cinco profissionais gastavam, em média, duas horas cada, com o levantamento e análise de dados.

“Além das divergências de informações, situação comum quando se trabalha com coleta manual de dados, o tempo gasto por esses profissionais não era nada produtivo”, destaca Fernando Bonacordi, gerente de projetos da Duchen.

Com o analytics na nuvem da Totvs, a Duchen padronizou, inicialmente, sete reports envolvendo as áreas comercial, controladoria, financeiro, materiais, produção, RH e TI. 

Assim, foram criados dashboards e relatórios integrados com o ERP Totvs, de onde os dados necessários para consulta são extraídos automaticamente.

Agora, as equipes responsáveis encaminhem relatórios de performance (seja sobre fluxo de produção, novos pedidos de vendas ou faturamento das lojas da Gelateria) três vezes ao dia. 

“Era impossível acompanhar a produção diária dos produtos. Hoje, o envio dos relatórios é feito automaticamente para cerca de 30 gestores e diretores, que contam com esses dados confiáveis para tomadas de decisões estratégicas”, diz Adriano Lopes de Oliveira, CFO do Grupo Duchen.

Fundada em 1903 em São Paulo, a Duchen tem no mercado de biscoitos marcas como Kid Lat, Specialat e Duchen. No ano passado, a fabricante de biscoitos Araquari, do grupo Duchen, anunciou a instalação de uma fábrica em Varginha, com investimento de R$ 43 milhões.