Cassio Bobsin.

A Zenvia foi a única empresa da América do Sul mencionada no relatório Market Guide for Communications Platform as a Service 2019 do Gartner, divulgado em agosto.

Em nota, a empresa gaúcha não chegou a abrir quem são as outras mencionadas no relatório, que foca no mercado de plataformas de comunicação como serviço, ou CPaaS, na sigla em inglês.

A Zenvia também não chega a citar nada do que o Gartner disse efetivamente no relatório, que costuma citar pontos fortes e fracos das companhias listadas. 

De todas formas, o CEO da Zenvia, Cassio Bobsin, acredita que o reconhecimento “impulsiona o propósito da companhia”. 

"Hoje as empresas têm à disposição diversos canais para interagir com as pessoas, como SMS, Voz, Whatsapp, Facebook e outros. Nosso papel é facilitar a adoção por meio de nossa plataforma de comunicação”, resume Bobsin. 

Propósitos a parte, a ser listado pelo Gartner em uma guia a nível mundial deve ajudar nas vendas da Zenvia, uma vez que esse tipo de relatório é consultado por compradores.

Com 16 anos de mercado, a Zenvia tem hoje 6,5 mil clientes. A empresa iniciou no mercado de sistemas baseados em SMS, mercado que passou a liderar em nível nacional em 2011.

Nos anos seguintes, com a tecnologia de SMS sofrendo assédio de novas formas de comunicação por dispositivos móveis, a Zenvia foi se reposicionando nos últimos anos para ter uma oferta mais completa em diferentes plataformas.

Em 2018, a receita líquida da empresa foi de R$ 306 milhões, uma alta de 33% frente ao ano anterior.

O texto completo do Market Guide for Communications Platform as a Service 2019 só está disponível no momento para assinantes do Gartner. 

No entanto, a versão de 2018, que já está disponível na íntegra para consulta e serve para tirar uma base, porque os fornecedores costumam se repetir.

Estão listados 12 concorrentes em uma tabela que lista 10 funcionalidades. Entre os fornecedores que cobrem todos os aspectos estão a Avaya, MessageBird e Plivo.

A Avaya é o único nome mais conhecido no que parece ser um grupo de empresas de nicho e inclui também Bandwidth, CLX, CM.com, IMImobile, Infobip, TeleSign e Twilio.