EM OUTUBRO

Novas vagas para o Ciência sem Fronteiras

30/09/2013 17:34

Tamanho da fonte: -A+A

A presidente Dilma Rousseff anunciou nessa segunda-feira, 30, novas vagas para estudantes que queiram participar do Programa Ciência sem Fronteiras. Em outubro, estarão disponíveis oportunidades em 17 países.

As bolsas serão nas áreas de desenvolvimento científico, tecnológico e inovação, como engenharia, medicina, ciências biomédicas, da computação, tecnológicas, ciências agrárias, etc.

Os universitários estudam um ano no exterior e podem fazer estágio em laboratórios e empresas do país escolhido. 

“Quando esses jovens voltam às universidades no Brasil trazem novas ideias e experiências e, assim, agregam contribuição para a modernização do ensino e da pesquisa aqui”, disse a presidente.

Em dois anos, o programa concedeu mais de 53 mil bolsas e a meta é oferecer 101 mil em quatro anos. 

Para participar, é preciso ter feito, pelo menos, 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter um bom desempenho no curso superior em andamento no Brasil. 

O governo paga os custos do estudante no exterior, incluindo a mensalidade da universidade, o alojamento e a alimentação, além de um curso de línguas de até seis meses no país de destino.

Os principais países de destino dos estudantes do Ciência sem Fronteiras são Estados Unidos, Canadá, França, Inglaterra, Alemanha e Coreia do Sul. 

Veja também

ESTÁGIOS NO EXTERIOR
SAP entra no Ciência Sem Fronteiras

As bolsas contemplarão estudantes de graduação que conhecerão de perto os SAP Labs.

INOVAÇÃO
Prêmio Finep já tem os vencedores regionais

O Prêmio Finep de Inovação tem 28 ganhadores regionais na edição de 2013. A cerimônia de premiação será realizada no dia 13 de outubro no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Foram 73 finalistas em diversas categorias.

Nesse ano, são R$ 8 milhões em prêmios, incluindo a fase nacional que ocorrerá em Brasília com a presença da presidente Dilma Rousseff.

SERRA GAÚCHA
Unisinos cria app para turismo na Serra

Objetivo do app é divulgar a rota turística na Serra Gaúcha, que recebe cerca de 60 mil visitantes.

APRESENTAÇÕES E COLABORAÇÕES
Polo Espacial Gaúcho leva missão ao Canadá

Missão tem finalidade de apresentar o polo para representantes da indústria aeroespacial do país e conhecer de perto suas tecnologias.

SOLUÇÕES
Vem aí a bolsa ciências exatas

E a solução para o problema da falta de interesse dos estudantes pela área de exatas é... A criação de uma bolsa ciências exatas!
 

ENSINO
Ranking Folha tem menos universidades do Sul

Das 192 instituições listadas pelo jornal, 44 delas são da região sul, uma queda em relação às 46 instituições listadas em 2012.

MISSÃO
Governo vai à China buscar parcerias com parques

Programação inclui visitas a centros de inovação, parques, incubadoras e universidades de Xangai, Wuhan e Pequim.