Foi lançado em Porto Alegre e região metropolitana o Zuum, serviço de pagamentos móveis da Mobile Financial Service (MFS), joint venture formada pela Telefonica International e pela MasterCard.

Pelo serviço, é possível fazer uma conta corrente pré-paga no celular Vivo, pela qual podem ser feitos depósitos, transferências de valores, recargas de créditos para celulares Vivo, consulta de saldo e, em breve, pagamento de contas.

Focado no público que não possui conta bancária - um contingente de 55 milhões de pessoas no Brasil - o Zuum está disponível exclusivamente para clientes Vivo.

A adesão ao sistema é gratuita e feita diretamente na tela do celular, com o cliente discando *789# para se cadastrar, fazer um depósito em sua conta Zuum em um dos estabelecimentos conveniados ou pela internet e começar a fazer sua movimentação.

Tudo pode ser feito com um celular simples, sem a necessidade de acesso à internet, baixar aplicativos ou possuir smartphone. Também não é cobrada anuidade, pois a cobrança é feita sobre as transações efetuadas.
 
Complementando o produto, é possível também adquirir o cartão Zuum Vivo MasterCard, com o qual usuários podem efetuar saques em caixas eletrônicos da rede Cirrus e compras em estabelecimentos que aceitam a bandeira MasterCard - mais de 1,8 milhão de estabelecimentos conveniados em todo o país.
 
Porto Alegre é a terceira capital do país a receber o produto, que há quatro meses foi lançando em São Paulo e depois estendido a Belo Horizonte.

Além da capital gaúcha, mais 19 cidades da região metropolitana contarão com o Zuum: Campo Bom, Canoas, Capão da Canoa, Estância Velha, Esteio, Gravataí, Guaíba, Igrejinha, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Parobé, Portão, Santo Antônio da Patrulha, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara e Viamão.
 
“Porto Alegre tem uma representatividade muito grande no país, com uma economia muito forte e ativa, o que é um incentivo a mais para a MFS, por meio do Zuum, disseminar na região a inclusão financeira, uma das missões da empresa”, afirma Marcos Etchegoyen, Diretor-Presidente da MFS.
 
A chegada à Porto Alegre e a expansão para outras 19 cidades do entorno ilustram o plano da companhia em chegar a 200 mil clientes ativos até o fim de 2013.

A empresa já acumula mais de dois mil estabelecimentos credenciados como pontos de depósito, além de parcerias com as redes varejistas Walmart e Extra para a venda do cartão.