A Cisco anunciou que mais 30 empresas estão apoiando a Intercloud. Foto: Ken Wolter/Shutterstock.com

A Cisco anunciou que mais 30 empresas, incluindo a Deutsche Telekom (DT), a BT, a NTT DATA, e a Equinix, estão apoiando a Intercloud - a rede mundial de nuvens interligadas que a Cisco e seus parceiros estão desenvolvendo.

A notícia amplia o alcance da Intercloud para mais 250 data centers em 50 países e favorece o plano da Cisco de atender às exigências de seus clientes para uma plataforma em nuvem distribuída mundialmente e capaz de atender às grandes demandas da Internet de Todas as Coisas (Internet of Everything, IoE). 

Projetada para cargas de trabalho de aplicações de alto valor, com análises em tempo real e escalabilidade "quase infinita", a abordagem aberta da Cisco para a Intercloud permite hospedagens locais e opções de provedores locais que garantem a soberania de dados. 

"Desde que anunciamos a nossa estratégia de nuvem habilitada pelo sistema OpenStack, há seis meses, recebemos um grande apoio de toda a indústria. A estratégia está ganhando força na comunidade de código aberto (Open Source) e proporcionando aos parceiros uma plataforma de nuvem potente", disse Rob Lloyd, presidente de Desenvolvimento e Vendas da Cisco.  

A Deutsche Telekom (DT) e a Cisco anunciaram a expansão de sua parceria com a implantação de módulos de Intercloud nos data centers da DT, na Alemanha, que serão operados pela T-Systems, a unidade de soluções de sistemas da companhia. 

Já a T-Systems vai oferecer Infraestrutura como Serviço (Infrastructure as a Service - IaaS) para clientes corporativos em toda a região europeia.

O fornecimento de soluções em nuvem será uma expansão na parceria entre BT e Cisco. A BT vai alavancar a Intercloud Fabric com o desenvolvimento de serviços de nuvem híbrida que se conectam aos serviços em nuvem da Cisco e aos recursos de gerenciamento dos provedores da Powered Intercloud. 

A infraestrutura da BT Cloud Compute, um data center global que abrange 20 países em cinco continentes, vai se tornar compatível com a Intercloud, possibilitando nuvens híbridas mundiais.

Oferecer aos clientes corporativos interconexões eficientes para nuvens públicas é a ideia da parceria entre Equinix e Cisco. As duas companhias planejam desenvolver uma solução de nuvem privada que utiliza a Equinix Cloud Exchange para oferecer acesso ao ecossistema de provedores de serviço nos data centers globais da Equinix. 

A Cisco planeja implantar recursos Intercloud em 16 mercados da Equinix em toda a Europa, Ásia e Américas. A Equinix também planeja implantar tecnologias e serviços-chave da Cisco em toda a sua Cloud Exchange, incluindo os switches da sérieCisco Nexus 9000 Series, Cisco APIC e Cisco Evolved Services Platform.