A previsão é que até o final de outubro os 150 equipamentos estejam em funcionamento. Foto: Divulgação.

Três bairros da capital capixaba receberão parquímetros solares desenvolvidos pela Digicon. A previsão é que até o final de outubro as principais ruas localizadas no Centro, na Praia do Canto e na Santa Lucia estejam com 150 equipamentos em funcionamento, com controle inteligente de três mil vagas de estacionamento. 

A empresa que venceu a licitação e será responsável pela operação é a Tecgold.

O Paquímetro Street possui um painel com células fotossensíveis que aproveitam a energia solar que é transferida para uma bateria interna do equipamento. 

“Para o pagamento, o usuário pode escolher moedas ou cartões pré-pagos e recarregáveis que podem ser adquiridos em pontos autorizados", informa o diretor da divisão de Mobilidade Urbana da Digicon, Hélgio Trindade Filho.

O sistema conta com uma tecnologia que permite o monitoramento remoto via celular que transmite informações para o Sistema DG Park Web. 

Tanto a Prefeitura como a operadora recebem as informações de arrecadação, alarmes operacionais de troca de papel e de coleta de valores pela internet, entre outras funcionalidades.

A capital Vitória será a segunda cidade no Espírito Santo a receber os Parquímetros da Digicon. A cidade de Vila Velha possui 90 parquímetros Street em operação.

A Digicon desenvolveu uma linha de negócios voltada a este mercado em 2003. Atualmente, são quase 3 mil equipamentos em 50 cidades de nove estados brasileiros, controlando mais de 65 mil vagas. 

A divisão de Mobilidade Urbana da Digicon tem previsão de crescer 20% em 2014. O segmento já representa 40% no faturamento total da empresa, que estimou uma receita de R$ 60 milhões para 2013.