Seu chefe pode estar envergonhado do que você anda postando no Facebook, não? Foto: flickr.com/photos/atoxinsocks

O relacionamento de funcionários com seus superiores está migrando para a mídia social: 25% dos jovens entre 18 e 25 anos são amigos de seu chefe no Facebook.

No entanto, o índice que pode alertar os jovens é que apenas 40% ajustam as configurações de privacidade de seus posts para garantir que suas opiniões ou conteúdos pessoais coloquem sua vida profissional em risco.

A estatística é resultado da pesquisa Digital Baggage, da AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores, que entrevistou 4.400 jovens de diversas partes do mundo.

Segundo o estudo, 80% restringem o acesso das fotos apenas aos amigos próximos, 20% mantém suas imagens abertas ao acesso de qualquer pessoa, o que pode representar um risco tanto à carreira quanto à segurança do usuário e sua família.

Conforme o diretor de Marketing da AVG, Mariano Sumrell, um comportamento comum na rede é expressar sentimentos negativos com relação ao trabalho. Dos jovens entrevistados, 13% afirmaram postar esse tipo de conteúdo em dias ruins de trabalho.

“É necessário ter critério nas postagens mesmo que não estejamos em contato direto com nossos superiores nas redes sociais, pois algum mal intencionado pode ver a mensagem e transmiti-la aos colegas de trabalho”, analisa.