A LATAM iniciou o serviço Entrega de Bagagem Etiquetada pelo aeroporto de Brasília. Foto: Divulgação.

A LATAM Airlines Brasil começou a implementação do serviço de autoatendimento para despacho de bagagens em voos nacionais e internacionais. 

Com o serviço, chamado de Entrega de Bagagem Etiquetada, a companhia estima reduzir o tempo de despacho das malas de aproximadamente 82 segundos para uma média de 40 segundos por passageiro. 

O primeiro aeroporto brasileiro a receber os equipamentos foi o de Brasília. A empresa projeta ampliar os serviços em outros aeroportos já nos próximos meses, entre eles Guarulhos e Galeão. 

Até o fim do próximo ano, a novidade deve estar em mais de 10 aeroportos nacionais. A companhia já utiliza a tecnologia no Equador e em Londres.

Com o novo serviço, o passageiro imprime seu cartão de embarque e etiqueta de bagagem nos quiosques de autoatendimento. 

Depois, segue para o serviço de despacho da mala, sem a necessidade de passar por balcões de atendimento da companhia.

“Esta tecnologia deve diminuir em mais de 50% o tempo de atendimento e despacho de bagagem no check-in”, ressalta Rafael Walker, diretor de aeroportos da LATAM Airlines Brasil.

A tecnologia também reconhece se o passageiro possui o serviço de despacho de bagagem incluso na tarifa ou já adquirido previamente. 

A companhia continuará dispondo de balcões para despacho da mala e a contratação de serviços adicionais, bem como espaços de atendimento exclusivos para clientes prioritários.