UBERPOLÊMICA

Uber e Porto Alegre: progresso tímido

30/11/2015 17:46

Prefeito pediu ao Uber uma moratória do serviço enquanto a regulamentação não ocorre.

Reunião entre prefeitura e Uber Foto: Luciano Lanes / PMPA

Tamanho da fonte: -A+A

Porto Alegre deu um passo tímido em relação à regulamentação do Uber nesta segunda-feira, 30, após uma reunião de representantes do app e do governo municipal.

Ficou decidida a criação de um grupo de trabalho para discutir temas de mobilidade (temos aqui uma proverbial reunião na qual se marca outra reunião).

O setor de TI será representado no grupo pela Assespro-RS, cuja presidente, Letícia Batistela. A entidade, junto com o Inovapoa, foi uma das articuladoras do encontro de hoje.

Se não houve avanços concretos, a reunião teve o simbolismo de agrupar o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, o vice Sebastião Melo, o presidente da Câmara de Vereadores, Mauro Pinheiro, da EPTC, Vanderlei Capellari, mais representantes do Ministério Público, o que mostra o interesse que o tema atraiu.

Fortunatti pediu aos representantes do Uber uma moratória do serviço enquanto a regulamentação não ocorre, afirmando que com isso o assunto poderia ser decidido em 30 dias. O Uber disse que manterá os seus carros na rua.

A prefeitura retrucou que seguirá considerando o serviço clandestino e punindo os motoristas pegos na fiscalização. No entanto, há um consenso de que o Uber veio para ficar e não parece que o governo municipal parta para o confronto, como fez nos dias imediatamente posteriores ao lançamento.

O Uber está operando em Porto Alegre desde o dia 19 de novembro. Desde o início das atividades na Capital, cinco veículos já foram apreendidos por transporte clandestino de passageiros. A multinacional tem bancado os custos dos motoristas multados.

O projeto de lei do vereadores Cláudio Janta (Solidariedade) proibindo o aplicativo na cidade não foi mencionado em nenhum momento e tudo indica que o mesmo é carta fora do baralho.

Veja também

ILEGAL
Paes sanciona proibição do Uber no Rio

Decisão será publicada no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro nesta quarta-feira, 30.

TRANSPORTE
Uber chega em Porto Alegre

O aplicativo iniciou oficialmente sua operação em Porto Alegre a partir das 15h.

PORTO ALEGRE
EPTC quer chamar Uber para multar motoristas

O Uber teve seu primeiro motorista multado em Porto Alegre depois de dois dias de operação.

RANKING
Prêmio seleciona 100 melhores no uso de TI

Líderes foram Natura, Porto Seguro e Arcelor Mittal.

ESSE TÁXI TEM DONO
Porto Alegre proíbe o Uber

A iniciativa agora precisa passar pela sanção do prefeito José Fortunati (PDT).

DISPUTA
Porto Alegre e Uber, rumo a um acordo?

Prefeito se reunirá com executivos da multinacional nesta segunda. Expectativa é um acordo.