Marcus Granadero. Foto: divulgação.

A Exto, construtora e incorporadora paulista que atua em projetos residenciais de alto padrão, implantou o Colaborativo, ferramenta de colaboração da Construtivo, companhia especializada em soluções para gestão de projetos e processos para o segmento de engenharia.

Com a soluçao, a empresa ampliou o controle e segurança no tratamento de registros de documentos, com a criação de uma organização interna dos dados que facilitou a rastreabilidade dos arquivos, acesso às informações e interação dos parceiros externos.

É o que conta Sumaia Sleiman, coordenadora de Projetos e Personalização da Exto.

“`Produzimos documentos com a finalidade de alimentar um canteiro de obras. A organização e a fidelidade dessas informações são de extrema importância para que os processos ocorram da forma esperada”, comenta ela.

Atualmente, o Colaborativo é aplicado às áreas de projetos, qualidade, personalização e relacionamento com o cliente da Exto.

Ainda na área de projetos, a Exto e a Construtivo desenvolveram nomenclaturas dentro do sistema de colaboração para garantir a personalização adequada à gestão dos processos.

“Com amplas especialidades e modalidades de projetos, necessitávamos que as informações fossem agrupadas por nomenclaturas próprias, para identificar do que se trata o projeto, se é de arquitetura ou de infraestrutura”, exemplifica Sumaia.

Já na área de Qualidade as otimizações alcançadas são relacionadas às melhores práticas em relacionamento com clientes e em assistência técnica.

Nestes quesitos, os históricos de atendimento podem ser mantidos e resgatados para assegurar a padronização do processo de atendimento com as notificações de workflow.

O Colaborativo ainda permitiu a criação de fóruns para divulgação das informações a todos os envolvidos em cada projeto.

“A ferramenta também realiza o controle e a gestão das informações relacionadas às reclamações de clientes, bem como sobre o controle de resíduos sólidos nas obras, treinamentos de funcionários e sobre o controle de equipamentos de medição”, finaliza Marcus Granadeiro, presidente da Construtivo.

Fornecedora de soluçoes para o mercado de engenharia, com oferta 100% na nuvem e SaaS, a Construtivo foi fundada em 1999 pelo Banco Santander espanhol.

Em 2004, a operação brasileira se tornou independente, e hoje a Construtivo conta com mais de 20 mil usuários em cerca de 80 clientes do porte de Alusa, UHE Belo Monte, Duke, Fecomércio e Raízen, entre outros.