Fala que eu te escuto. Foto: reprodução.

A Anatel lançou nesta sexta-feira, 31, o Portal do Consumidor, um site dedicado a ouvir e responder às reclamações dos consumidores em relação às companhias de telefonia fixa, móvel, internet e TV.

Segundo informou a agência reguladora, o site terá também dicas para resolver impasses e contatos aos quais o consumidor pode recorrer. Além disso, o site terá rankings comparativos entre empresas.

As comparações contemplarão quesitos como melhor qualidade, maior número de clientes insatisfeitos e tempo para a solução de problemas.

Muitos dos serviços e informações disponibilizados já existiam dentro do portal da própria Anatel. No entanto, a proposta da agência foi fazer um site com navegação facilitada, com menos termos técnicos e em que o usuário final tivesse acesso rápido aos dados.

O Portal do Consumidor, porém, não irá substituir o site da Anatel. Os dois funcionarão como complementares. No futuro, o plano é modernizar a página principal e a maneira em que os conteúdos são apresentados.

Além disso, também está em estudo a possibilidade de disponibilizar o recurso de chat online para que consumidores tirem suas dúvidas.

Segundo a superintendente de relações com consumidores, Elisa Leonel, a expectativa da Anatel é de que os consumidores tenham suas dúvidas sanadas de forma mais rápida e objetiva.

"Esperamos que seja possível resolver muitas questões por meio da página. Com isso, o número de ligações para o nosso call center também poderá diminuir", afirmou a executiva ao jornal Valor.

De acordo com a Anatel, cerca de 3,1 milhões de pessoas recorreram ao atendimento telefônico da agência para fazer suas reclamações e tirar dúvidas sobre as operadoras.

Vale lembrar que Vivo/Telefônica, Claro, TIM, Net, Oi e Sky seguem firmes entre as 11 empresas mais reclamadas pelos consumidores, segundo dados do Procon/SP.