Clube do Financiamento Coletivo reune todos os projetos de crowdfunding do Brasil. Foto: flickr.com/photos/lendingmemo

De olho no mercado de crowdfunding no Brasil, foi lançado o Clube do Financiamento Coletivo, site que promete agregar todos os projetos de financiamento coletivo do país.

Criado pelo professor do Instituto de Artes Interativas, Eduardo Rodrigues, e os sócios Marco Vinicius Neri e Djalma Papin, a plataforma reúne projetos de sites como Catarse, Bemfeitoria, Startando e Garupa.

A expectativa dos empresários é chegar à marca de mais de 10 mil visitas por mês, com intuito de facilitar a vida de quem deseja colaborar com os projetos. 

A participação de investidores é simples. O colaborador escolhe o projeto e pode contribuir com o valor que quiser. Se a meta de arrecadação do projeto for alcançada antes de sua data limite, o projeto é concretizado. Caso contrário, todas as colaborações são devolvidas aos doadores. Os doadores dos projetos concretizados recebem recompensas que variam de acordo com o valor contribuído.
 
No Brasil, em três anos de existência do portal Catarse, foram arrecadados mais de R$ 13 milhões, com 1500 projetos registrados. Destes, aproximadamente 55% conseguiram financiamento, totalizando 400 projetos bem-sucedidos em 2013. Ao todo, a plataforma conseguiu movimentar R$ 7,6 milhões ao longo do ano.