O Sicredi está presente em 21 estados brasileiros. Foto: Divulgação.

O Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em 21 estados brasileiros, adotou o Microsoft 365, composto pelo Office 365, o Windows 10 e o Enterprise Mobility + Security (EMS) em um projeto relacionado ao plano de transformação digital da companhia.

A venda e uma parte dos serviços do projeto foram feitos pela Processor, parceiro Microsoft sediado em Porto Alegre.

Com a iniciativa, o objetivo foi transformar o modo como os mais de 23 mil colaboradores trabalhavam. Antes, os sistemas e suas camadas de segurança estavam bem ajustados na proteção dos dados e das operações, mas também dificultavam a experiência de uso dos colaboradores.

“Acredito no equilíbrio entre usabilidade e segurança. Queríamos ampliar a motivação e o engajamento para impulsionar a produtividade e, em 2014, fizemos um plano estratégico na direção desse objetivo para concluir em 3 a 5 anos”, detalha diz Fabio Sordi Isotton, gerente de Operações de TI do Sicredi. 

Hoje a companhia tem 23 mil usuários diretos na nuvem Office 365. 

Com a mudança, foi alcançada uma comunicação interna mais fluida pelo Yammer, redução de despesas com viagens pelas videoconferências feitas pelo Skype for Business; redução de investimento em armazenamento local, com e-mail e Sharepoint na nuvem; diminuição de custos de suporte técnico dadas as instalações automatizadas/virtualizadas pela Central de Software, e licenciamento otimizado, de acordo com a necessidade.

O primeiro piloto da plataforma Microsoft 365 foi feito no Centro Administrativo do Sicredi, em Porto Alegre, para os líderes da organização.

Atualmente, o Skype for Business é uma das principais ferramentas em uso no Sicredi. 

“Era complicado para os líderes fazerem as reuniões semanais, viajando de carro. O Skype facilitou muito os encontros e a comunicação”, diz Isotton.

A empresa registra em média 12 mil conferências por mês.

“Procuramos não oferecer muitos recursos de uma vez só para evitar uma sobrecarga de conteúdo para nossos colaboradores. Primeiro atualizamos a versão do Office e migramos a caixa postal para a nuvem. Depois, liberamos o uso do OneDrive, Skype e homologamos o Windows 10”, detalha o executivo.

A cada liberação de ferramentas, foram feitos divulgação e treinamentos específicos. 

No momento, o Sicredi acabou de implantar o Yammer e está no planejamento do Sharepoint. Está prevista também a criação de um site por cooperativa em cada região do Brasil, contemplando as especificidades de cada uma.

O Sicredi tem mais de 3,7 milhões de associados e 117 cooperativas em 21 estados. A instituição conta com 1,5 mil agências.