Lindemberg de Almeida e Eduardo Biss. Foto: Divulgação.

A SPRO IT Solutions, parceria da SAP sediada em Curitiba, nomeou Eduardo Biss para liderar sua nova área de UX (experiência do usuário & design thinking.

Com isso, a companhia tem o objetivo de aprimorar sua operação em projetos de inovação e transformação digital. 

Antes de assumir o cargo, Biss foi consultor de design estratégico, supervisor e especialista em UX da SPRO.

Entre 2011 e 2012, o executivo atuou como designer web e gráfico na CINQ Technologies.

Na SPRO, a utilização de metodologias de design thinking em projetos da companhia e no desenho de seus produtos começou em 2014. No desenvolvimento de soluções, por exemplo, o método tem como premissa facilitar a experiência dos usuários com base em suas reais necessidades.

“O uso do design thinking ajudará a SPRO a descobrir os desafios dos seus clientes de forma colaborativa, identificando o valor intrínseco para o negócio e transformando as ideias em soluções tangíveis e inovadoras”, afirma Almir Meinerz, presidente-executivo da SPRO IT Solutions.

Internamente, a frente liderada por Biss funcionará como cross-area, ou seja, todos os processos e procedimentos da empresa passam por metodologias de design thinking, desde as equipes de relacionamento e negócios, pré-vendas e arquitetura de soluções, até as áreas de projetos, produtos e serviços.

Outro foco de investimento da SPRO IT para 2018 é a área de marketing. A nova equipe, sob gestão do jornalista Lindemberg de Almeida, terá como foco a ampliação do portfólio de produtos e serviços da empresa neste ano, além do suporte aos planos de expansão da SPRO no mercado internacional.

Com mais de 10 anos de experiência em comunicação e marketing, Almeida iniciou sua carreira em 2000 no Grupo Estado e atua na área de tecnologia desde 2011, com última passagem pela Accenture. 

O método design thinking, que propõe um olhar colaborativo que coloca as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto ainda financeiramente interessante e tecnicamente possível de serem transformados em realidade, está em alta nas empresas de tecnologia.

A SAP, com a qual a SPRO trabalha, tem promovido o conhecimento em torno de design thinking como uma forma de aproximar dos seus clientes. O tema é um dos aspectos centrais do trabalho junto a clientes do SAP Labs, centro de suporte e desenvolvimento da multinacional instalado em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre.

Criada em 2008, a SPRO tem filiais em Cascavel, Joinville e São José dos Campos.