Gustavo Ioschpe.

A Big Data, startup de análise de dados voltada para precificação e estoques liderada por Gustavo Ioschpe, foi uma das oito companhias selecionadas para o programa Sodexo Accelerator Brasil.

Ioschpe é mais conhecido do grande público como colunista sobre o tema educação na Folha de São Paulo entre 1996 e 2000 e na revista Veja, entre 2011 e 2014.

Ele lidera a Big Data desde 2013 (bem a tempo de registrar um nome de domínio que hoje seria disputadíssimo), conciliando a atividade com a participação em diversos conselhos de administração, incluindo o Instituto Ayrton Senna e na Ioschpe Maxion, companhia da família.

A Big Data tem 43 funcionários listados no Linkedin, e exibe 25 clientes no seu site, incluindo nomes como Abril, Boticário, Magazine Luiza e Unilever no seu site.

Essa foi a primeira seleção de startups da Sodexo no país, realizada em parceria com a Liga Ventures, uma aceleradora especializada em conectar startups a grandes corporações.

Desde sua criação, a Liga já acelerou mais de 200 startups, em mais de 30 ciclos de aceleração, sempre focando na geração de negócios entre startups e empresas.

O grupo de selecionadas inclui a Alfred Delivery, uma startup de entregas sediada em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo; a BeeGreen, uma empresa mineira que constrói e opera fazendas urbanas dentro de empresas e a HomeChefs, uma plataforma com cerca de 5 mil assinantes utiliza inteligência artificial para montar cardápios semanais personalizados com lista de compras integrada.