MÁQUINAS

Banrisul quer 5% do mercado de cartões

31/03/2014 17:10

Hoje banco tem 1,6% do mercado nacional, mas com a nova marca Vero quer triplicar a participação.

Sede do Banrisul em Porto Alegre.

Tamanho da fonte: -A+A

O Banrisul lançou nesta sexta-feira, 28, a nova marca da rede de adquirência da instituição, que passa a se chamar Vero. 

A meta do banco estatal gaúcho é mais que triplicar sua participação de mercado nos próximos anos, saltando de 1,6% do mercado nacional em transações para 5%.

A máquina processa cartões de débido e crédito da MasterCard e a Visa, que, através da Cielo e  da Rede, dominam mais de 90% do mercado. 

Além disso,  também aceita o cartão VerdeCard do Grupo Quero-Quero e, com exclusividade, o cartão Banricompras e todos os cartões da BanriCard (vouchers). 

A Vero disponibiliza aos usuários dos cartões dessas bandeiras mais de 140 mil estabelecimentos comerciais.

No ano passado, a adquirente do Banrisul capturou R$ 10,5 bilhões, montante 48% superior a 2012. Foram registradas mais de 141 milhões de transações, crescimento de 39%

O Banrisul não é a única empresa que ambiciona dar uma mordida no domínio da dupla Cielo e  Rede.

A GetNet, empresa de cartões que foi comprada pelo Santander no ano passado, já anunciou planos de subir dos atuais 5% de participação de mercado para 7% até dezembro e a 20% em três anos, em 2016.

O que a experiência da própria GetNet ensina, no entanto, é que cumprir essas metas é mais difícil do que parece.

Em abril de 2012, dois anos depois de ter fechado o acordo com a GetNet, a dupla detinha 3,1% do volume processado e estabeleceu a meta de chegar a 10% em 2013.

A GetNet tem 400 mil estabelecimentos comerciais credenciados, quase três vezes mais que o Banrisul.

Veja também

ADQUIRÊNCIA
Cartões x varejo: eterno cabo de guerra

Cobrança da adquirência foi tema de audiência pública na Câmara dos Deputados.

BANRICOMPRAS
Banrisul unifica área de cartões

Banco unificará emissão de cartões Mastercard e Visa e benefícios da Banrisul Serviços.

VAREJO
Cartões de fidelidade nas últimas?

Walmart já criou um app nos Estados Unidos que substitui com vantagens os cartões, apontam especialistas.

MOBILECARD
App controla gastos com cartões

Kreditt controla gastos em cartões de crédito, débito e benefícios.