A Faculdade IENH firmou uma parceria com a SAP Labs Latin America. Foto: Divulgação.

A Faculdade IENH, de Novo Hamburgo, firmou uma parceria com a SAP Labs Latin America, em São Leopoldo, para ingressar no programa global SAP University Alliances. No Rio Grande do Sul, a IENH é a única instituição com convênio full membership ativo no projeto.

A IENH está entre as 14 instituições brasileiras de ensino superior conveniadas à SAP na modalidade que possibilita o acesso completo aos softwares de gestão da empresa.

Para outras universidades cadastradas no estado - no modo Associate - o programa oferecee um material teórico, demos de softwares, webconferências e áudio, bem como acessos à comunidade dos membros globais do University Alliances, eventos, competições e plataformas de aprendizagem.

Já IENH, que está no módulo full membership, ainda terá a disposição um portfólio de licenças para o software de gestão da SAP para uso em sala de aula, com hospedagem e suporte técnico por meio do University Competence Center.

No Brasil, mais de 60 organizações fazem parte da iniciativa educacional da SAP, mas a a multinacional alemã não divulga a lista completa de instituições.

O convênio da Faculdade IENH com a multinacional alemã busca difundir conhecimento de tecnologia aos professores e alunos da instituição. A empresa de softwares de gestão empresarial planeja ações focadas ao público acadêmico.

"Queremos estimular os estudantes a conhecer as tecnologias da SAP, além de prepará-los para o mercado de forma diferenciada. O setor de TI necessita de jovens que queiram seguir na carreira das áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática”, comenta o Presidente da SAP Labs Latin America, Dennison John.

As atividades ligadas à parceria já iniciaram em março. Durante o mês, 15 professores dos cursos técnicos e da Faculdade IENH participaram de treinamentos exclusivos para capacitá-los na tecnologia SAP.

A faculdade da rede IENH oferece os cursos de graduação em redes de computadores, análise e desenvolvimento de sistemas, administração e psicologia. A instituição de ensino superior foi fundada em 2007, mas o grupo IENH existe desde 1832, quando foi criada a primeira escola que fundamentou a base da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo.

Hoje, a rede conta com quatro unidades de ensino, que oferecem cursos da educação infantil ao ensino superior.

O SAP Labs já é um dos maiores empregadores na área de TI do Rio Grande do Sul, junto com operações semelhantes mantidas pela Dell e HP em Porto Alegre. A meta do centro era fechar 2015 com 800 funcionários.

Um bom trabalho junto a instituições de ensino é fundamental para o SAP Labs: profissionais com cinco anos de experiência compõem 61% do quadro, com uma média de idade de  29 anos. Dos contratados, 86% se formaram nos últimos dois anos.

A empresa consegue reter os funcionários, com uma rotatividade de 6,8%, frente a uma média de mercado na faixa dos 20%. A taxa de retenção dos estagiários é alta (85%), assim como o número de funcionários que foi estagiários (17%). 

Os índices de promoção são da ordem do 30% do quadro anual e as posições de gerência são ocupados em 90% por funcionários promovidos.

No Rio Grande do Sul, recentemente a companhia firmou uma parceria com o colégio Sinodal, em São Leopoldo. A instituição se tornou a primeira de nível fundamental e médio da América Latina a ingressar no programa SAP University Alliances. 

Os projetos iniciais na escola foram direcionados para alunos do terceiro ano do ensino médio, pois abordaram as opções do mercado de trabalho.