Guilherme Joventino.

Guilherme Joventino, ex-Meta, acaba de assumir o cargo de diretor de contas estratégicas na Star IT, paceira SAP especializada no mercado de varejo.

Antes de entrar na Meta, dirigiu a unidade de varejo por um ano, Joventino foi diretor da Formers, canal SAP especializado no segmento varejista.

No mercado desde 2007, com mais de 30 clientes, atuando com venda de licenças, implantação e gerenciamento de aplicações SAP.

No começo do ano passado, a empresa lançou uma versão do software para pequenas e médias SAP Business One.

Apesar de ser um nome novo, a Star IT tem por trás figuras carimbadas no mercado SAP nacional.

A empresa foi constituída no começo de 2014 quando o CEO Álvaro Farana e outros executivos adquiriram de volta a parte da operação que estava nas mãos do grupo espanhol Itarvi desde o final de 2012.

A Itarvi entrou no negócio adquirindo os 64% do capital que pertenciam à rede de materiais de construção Dicico por R$ 25 milhões. Farana liderava um grupo de cinco executivos que possuía o restante do capital.

O empresário fundou a então Constru Software em 2007 com um investimento de Dimitrios Markakis, presidente da Dicico, depois de sair da posição de CIO do Walmart no Brasil.

A empresa tem clientes como Ri-Happy, PBKids, BurgerKing, Leo Madeiras, DMA, BR Home Center e Sonda Supermercados.

Farana é experiente quando o assunto é varejo: foi presidente da Tlantic, uma empresa de tecnologia criada pelo Sonae, também tem passagens como CIO pelo Sonae Distribuição e Candia Hipermercados.