DIGITAL

Natura: 10% dos pedidos pelo app

31/03/2017 15:18

Nos últimos anos, a empresa avançou em seu processo de transformação digital.

A Natura tem hoje 10% de seus pedidos feitos a partir do app Consultoria Natura. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Natura, empresa de cosméticos que atua com uma rede de consultores, tem hoje 10% de seus pedidos feitos a partir do app Consultoria Natura. A ferramenta foi lançada em 2016.

Atualmente, 99,6% dos pedidos são captados digitalmente - pela web e pelo app. O restante ainda é feito por tele-atendimento. 

Nos últimos anos, a empresa avançou em seu processo de transformação digital, com o lançamento de ferramentas para venda direta e o desenvolvimento de novos canais on-line. 

O app Consultoria Natura traz as principais funcionalidades para a atividade das consultoras, como acesso aos catálogos de produtos, treinamentos virtuais, ferramentas de apoio às vendas, pedidos de produtos e gestão das entregas aos clientes. 

Já no app Natura, o consumidor pode comprar produtos da marca, encontrar a consultora mais próxima, ter acesso a promoções exclusivas e conteúdos especiais com o uso da ferramenta de realidade aumentada. 

“As ferramentas de geolocalização serão cada vez mais importantes para entender o comportamento das consultoras e das clientes”, afirma Rodrigo Vallejo, gerente de Business Insights da Natura, que esteve em Porto Alegre durante um evento da Siqueira Campos Associados.

Desde 2015, as consultoras também têm acesso a um pacote de serviços que inclui chip para celular, leitor de cartão de débito e crédito e aplicativo para pedir produtos. 

Já no final de 2014, foi lançado o modelo de franquias digitais Rede Natura, para comercialização de produtos de beleza online. Desde abril de 2016, o site também vende diretamente ao consumidor final. 

No ano passado, a ferramenta dobrou de tamanho em relação a 2015, atingindo um faturamento de R$ 106,7 milhões.

O Rede Natura conta com mais de 100 mil Consultoras Natura Digitais, atendendo mais de 1,7 milhão de consumidoras cadastradas. As consultoras presenciais que passaram a atuar também no modelo on-line registraram um aumento de produtividade de 8% na venda direta tradicional e de 14% nas suas vendas totais.

Para seguir com projetos de transformação digital, a Natura vai realizar, em parceria com a Microsoft, um hackathon que reunirá profissionais com o objetivo de criar ideias e protótipos para a empresa de cosméticos

A iniciativa acontecerá nos dias 1º e 2 de abril, em São Paulo, e contará com a participação de mais de 100 pessoas, entre colaboradores das duas companhias e de startups que utilizam tecnologias da Microsoft no desenvolvimento de novas aplicações e serviços.

Com duas fábricas no Brasil e 6 mil colaboradores, a Natura conta com uma rede de 1,3 milhão de consultoras no país. As operações internacionais da empresa registram 500 mil consultoras.

Veja também

MOBILIDADE
Kroton: app da HE:labs para equipe comercial

O Kapp permite a realização de checklist das ações e acompanhamento de resultados das metas.

SOLUÇÃO
App quer acabar com filas na saída de escolas

Será que é possível organizar a saída da escola com um app.

E.BRICKS
Somos Educação adquire AppProva

A startup mineira AppProva faz parte do portfólio do fundo e.Bricks.

APP
Waze terá serviço de caronas no Brasil

A ferramenta já está disponível em Israel e nos Estados Unidos.

TRÂNSITO
Cabify chega a Curitiba

Além de cupons de desconto, a empresa usa a estratégia de preço fixo para competir com o Uber.

STARTUPS
Knowe.co: o Uber do coaching?

A startup foi fundada por executivos brasileiros do mercado de RH.