A multinacional produz motores em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Foto: divulgação.

A Weg, multinacional que fabrica motores em Santa Catarina, assinou um acordo de transferência de tecnologia com a empresa Leistung Equipamentos, fabricante de equipamentos médico-hospitalares, para produzir respiradores artificiais para pacientes com coronavírus.

Segundo o site Economia SC, a companhia vai utilizar a estrutura da sua fábrica em Jaraguá do Sul, município da região metropolitana de Joinville. 

O plano é viabilizar de imediato a compra de todos os componentes necessários para produzir 500 respiradores. 

“Dependemos agora da obtenção dos componentes eletrônicos e pneumáticos, muitos deles importados e que sofrem escassez no mercado neste momento”, afirma Manfred Peter Johann, diretor superintendente da Weg Automação, ao Economia SC. 

Fundada em 1961, a Weg é uma empresa global de equipamentos eletroeletrônicos, atuando principalmente no setor de bens de capital com soluções em máquinas elétricas, automação e tintas, para diversos setores, incluindo infraestrutura, siderurgia, papel e celulose, petróleo e gás, mineração, entre muitos outros.

Com operações industriais em 12 países e presença comercial em mais de 135 países, a companhia atingiu faturamento líquido de R$ 9,5 bilhões, em 2017, dos quais 56% foram provenientes das vendas realizados fora do Brasil.