O supercomputador é o maior de IA da América Latina. Foto: divulgação.
O SiDi, instituto privado de ciência e tecnologia com sede em Campinas, São Paulo, e a Samsung apresentaram um novo supercomputador, com tecnologia da Nvidia Enterprise, voltado para soluções de inteligência artificial.
Segundo as empresas, a infraestrutura foi construída a partir de recursos da Lei da Informática e é a primeira no país concebida para contribuir na aceleração de projetos de pesquisa e desenvolvimento de IA.
O supercomputador é o maior de IA da América Latina, com capacidade de fornecer 125 petaflops, ou seja, cento e vinte cinco quadrilhões de operações matemáticas por segundo, de desempenho para tarefas específicas de inteligência artificial.
Para se ter uma ideia, seriam necessários cerca de dois milhões de notebooks trabalhando em conjunto para realizar uma tarefa similar.
“Esse é mais um passo do SiDi na direção de se tornar um centro de excelência em projetos com inteligência artificial, processamento natural de linguagem e machine learning. A parceria com a Samsung e com a Nvidia garantirá ao SiDi uma posição de destaque no universo de Computação de Alto Desempenho”, afirma John Yi, superintendente do SiDi.
O supercomputador consistirá em 25 sistemas Nvidia DGX A100 interconectados em uma rede Nvidia Mellanox InfiniBand, que representa a capacidade de 8,7 milhões de smartphones atuais.
Além disso, terá 1,5 petabytes de armazenamento de alto desempenho em FlashBlade, a primeira plataforma do mercado para armazenamento rápido e unificado de file e objetos desenvolvida pela Pure Storage, líder global em soluções para armazenamento de dados.
A tecnologia é totalmente em flash e entrega mais de 60GB/s com a capacidade necessária para suportar o desempenho computacional da plataforma DGX e as necessidades impostas pelos projetos de dados.
A interconexão NVLink e o suporte da Nvidia para padrões de rede corporativa com largura de banda máxima auxiliam na latência reduzida. Segundo a empresa, isso permite que os clientes acessem rapidamente várias GPUs dentro da nuvem de IA do SiDi.
“A GPU da Nvidia é a melhor alternativa do mercado para atender às demandas de IA e ML das empresas modernas. Para a Pure, é um orgulho manter essa parceria que nos permite entregar os dados que viabilizam essas funcionalidades para apoiar a transformação digital”, afirma Paulo de Godoy, country manager da Pure Storage.
A nuvem privada de IA do SiDi pode executar milhares de simulações e analisar milhões de pontos de dados em uma fração do tempo.