SUPERMERCADOS

Jaú Serve implanta Salesforce com Capgemini

31/03/2022 11:21

A rede varejista tem 39 lojas em 16 municípios do interior de São Paulo, além do e-commerce.

Foto: divulgação.

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A Jaú Serve Supermercados, rede varejista com atuação em 16 municípios do interior de São Paulo, adotou soluções da Salesforce, líder global em software de gestão de relacionamento de clientes, com a Capgemini, multinacional francesa de consultoria, tecnologia e outsourcing.

Durante a pandemia, a empresa identificou a necessidade de acelerar a digitalização das suas operações para oferecer no e-commerce a mesma experiência das lojas físicas.

“Pretendíamos fazer do site uma extensão do contato face a face, melhorar os processos internos de suporte à loja virtual em todos os sentidos, desde a separação das compras até a entrega rápida aos clientes, e implementar campanhas de marketing mais direcionadas”, explica Raquel Sanzovo, head de inovação e tecnologia da Jaú Serve.

As ferramentas escolhidas foram a Salesforce Commerce Cloud e a Service and Marketing, além da Unified Commerce for Grocery, da própria Capgemini. 

Esta última traz recursos com a modificação de pedidos antes da confirmação, customização de horários de entrega por loja e aplicativo próprio para a separação de produtos. 

O projeto piloto foi iniciado em março de 2021 e, até o final do mesmo ano, os serviços de e-commerce da companhia já estavam presentes em todas as cidades em que atua.

Como resultado, houve a atração de novos consumidores, além de um ticket médio de compra on-line 240% maior em comparação com o das lojas físicas.

“Estamos muito satisfeitos em apoiar a Jaú Serve na transformação de sua jornada de experiência do cliente”, afirma Willian Valiante, vice-presidente para as áreas de bens de consumo, varejo e distribuição para a América Latina da Capgemini.

Segundo Fernanda Sanzovo, head de inovação e tecnologia da Jaú Serve, agora a empresa começa a enriquecer a sua plataforma de CRM com os dados capturados no e-commerce associados aos dados das lojas físicas.

“A unificação das informações e as análises vai se refletir em um trabalho ainda mais impactante no futuro, possibilitando fazer uma comunicação omnichannel a partir de promoções e ações com base em maior conhecimento dos clientes e da operação das lojas, sempre respeitando a LGPD”, prevê.

Como próximos passos, a varejista pretende explorar novas maneiras de aprimorar os serviços prestados aos clientes utilizando tecnologias como machine learning e inteligência artificial.

Fundada em 1964, a Jaú tem sede na cidade de mesmo nome, onde também fica seu centro de distribuição de 23 mil metros quadrados. A rede possui 39 lojas com mais de 4,4 mil colaboradores e vende cerca de 13 mil itens.

Com 55 anos de atuação, a Capgemini é uma empresa que atua no mercado B2B e conta com 325 mil profissionais em 50 países. Em 2021, o grupo reportou uma receita global de €18 bilhões. A companhia está há 10 anos no Brasil, com sede em Barueri, São Paulo.

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