A catarinense Involves registrou aumento de 158% no seu faturamento em 2015. Foto: Divulgação.

A Café Comunicação, agência de trade marketing fundada em 2003, utiliza a ferramenta Agile Promoter, da Involves, para a atuação de mais de 3 mil colaboradores, entre promotores, repositores, demonstradores, degustadores e supervisores.

Sediada em São Paulo e com um escritório no Rio de Janeiro, a empresa atende a 50 clientes, que vão desde projetos sazonais até campanhas fixas, com mais de 10 anos. Entre as empresas atendidas estão a rede varejista Condor e a fábrica de derivados de coco Sococo.

"Nossa principal dificuldade sempre foi a garantia de operação da nossa mão de obra", conta o gerente operacional da Café, Leandro Ribeiro Molina. 

As operações de trade marketing têm entre seus principais objetivos estabelecer uma relação de confiança com o consumidor e facilitar a distribuição de produtos, conectando indústria e varejo. Tais atividades podem ser coordenadas e executadas internamente ou então serem terceirizadas, por meio de agências. 

Segundo a empresa, a decisão entre um modelo ou outro pode depender de diversos fatores, como o porte da indústria, segmento, infraestrutura e objetivo estratégico da organização.

Com a adoção do Agile Promoter, solução fornecida com serviço peça Involves, a agência passou a coordenar com maior facilidade os representantes.

"As funcionalidades da ferramenta, como o registro fotográfico instantâneo do PDV, nos trouxeram agilidade e facilidade na gestão dos recursos humanos", afirma Molina.

De acordo com Molina, o Agile Promoter tem sido fundamental na coleta e cruzamento de informações coletadas em campo, que são estratégicas para a tomada de decisão. 

“Com o software, as possibilidades se tornaram mais tangíveis, pois conseguimos analisar dados relacionados à ruptura e à concorrência, por exemplo, com mais assertividade”, destaca.

A catarinense Involves registrou aumento de 158% no seu faturamento em 2015 na comparação com o ano anterior. A empresa fechou o ano com uma receita de R$ 5,4 milhões. Para 2016, a meta da companhia é crescer 200%. 

A carteira de clientes da Involves quase triplicou no ano passado, passando de 40 para 110 empresas atendidas. Hoje, cerca de 12 mil profissionais no Brasil e no exterior utilizam o Agile Promoter, software de gestão de trade marketing desenvolvido pela empresa. 

Entre as clientes do Agile Promoter estão empresas como L’Oréal, Motorola, Red Bull, Positivo Informática, Fini Guloseimas, Cecrisa, Parati e Samsung.