EDUCAÇÃO

Ânima: inteligência artificial com Lumini

31/05/2022 16:00

Projeto contou com soluções da Microsoft para ajudar alunos na escolha vocacional.

Victor Presidio, CEO da Lumini. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O Grupo Ânima de Educação, uma das maiores organizações educacionais privadas de ensino superior do Brasil, adotou soluções da Microsoft em projeto com a Lumini IT Solutions, especializada na gestão de ambientes de TI de missão crítica.

O objetivo era levar os novos alunos a escolhas vocacionais mais assertivas por meio de inteligência artificial. Para isso, a empresa criou uma plataforma para integrar os modelos de propensão à conversão dos alunos aos cursos escolhidos e ao campus.

Isso inclui modelos de recomendação voltados para apoiar a equipe de atendimento ao aluno da instituição a orientá-lo sobre os conteúdos, programas e informações da instituição para a escolha dos cursos.

“Nosso principal desafio era como lidar com expectativas tão complexas, que envolvem desde a base familiar desse novo aluno até a prova e o curso que ele eventualmente escolheu em um determinado campus, entre inúmeros distribuídos pelo Brasil”, conta Victor Presidio, CEO da Lumini.

Para isso, a Lumini alocou um time de cientistas de dados e engenheiros de software junto à equipe de negócios da instituição.  Segundo o executivo, a organização tinha um excelente volume de dados, que foram combinados aos dados públicos e aos dados de parceiros como a Neoway. 

“Desta forma, exploramos os dados do Grupo Ânima e buscamos correlações internas e externas que pudessem responder por engajamento maior ou menor com o curso e o campus escolhidos”, detalha Presidio. 

O terceiro passo foi a criação da plataforma, integrando os modelos de propensão à conversão desses alunos aos cursos escolhidos e ao campus, com modelos de recomendação de sugestão de conteúdos e abordagens alinhadas aos perfis.

A solução já foi utilizada por mais de 100 mil pessoas nos ciclos de vestibular da organização.

Criada em 2003, a Ânima Educação está presente em 12 estados, sendo a quarta maior organização educacional privada do país em número de estudantes e a terceira em receita líquida. 

A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 330 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 16 instituições de ensino superior. 

Integradas ao ecossistema estão oito marcas: HSM, HSM University, Escola Brasileira de Direito (EBRADI), Le Cordon Bleu, SingularityU Brazil, Inspirali, Learning Village e Instituto Ânima.

Fundada em 1990, a Lumini IT Solutions tem sede em São Paulo e atua na gestão de ambientes de TI, cloud e dados. A empresa tem mais de 100 clientes como Flytour, Fleetcor, Odebrecht e Hospital Israelita Albert Einstein.

Veja também

CARREIRA
Banco BV tem novo diretor de inovação e dados

Ricardo Sanfelice é ex-CMO e CDO do Banco Bari.

EXPANSÃO
Nexer abre nova sede em Portugal

O crescimento dos negócios da grupo está em mais de 30% ao ano.

CONTRATAÇÃO
Provenir agora tem diretor comercial no Brasil

Pedro Arlant vem da Clicksign. Empresa tem presença recente na América Latina.

REALIDADE VIRTUAL
Quero-Quero cria loja imersiva com Matterport

O projeto Loja Infinita contou com um investimento de R$ 9,7 milhões. 

LAWTECH
Turivius recebe aporte de R$ 5 milhões

Rodada seed foi liderada pela ABseed Ventures com participação de outros três fundos.

IPO
Semantix contrata ex-B3 como CSO

A empresa pretende abrir capital na Nasdaq ainda em 2022.