Imagine essa cena noturna sem luz. Foto: flickr.com/photos/_pichenettes_/

A Índia está atravessando um grande apagão de energia elétrica.

Metade da população do país de 1,2 bilhão de habitantes está sem energia nesta terça-feira, 31, um dia após um apagão de porte similar registrado nesta segunda.

“Mesmo antes de nós descobrirmos as causas da falha de ontem, já temos mais falhas hoje”, resumiu com bastante franqueza para a Reuters R. N. Nayak, presidente da estatal indiana de energia Power Grid Corporation.

Normalmente, a Índia já tem um deficit de 10% na capacidade de fornecimento de energia em horários de pico, motivo pelo qual o uso de geradores próprios é disseminado em empresas de tecnologia instaladas na região.

A Perto, fabricante gaúcha de caixas eletrônicos que exporta para o mercado local e está construindo uma fábrica local, inclui painéis solares na linha de produtos voltadas ao país.

Ainda não foi relatado nenhum caso de problemas nos serviços de call center e terceirização de TI no país, o que poderia ser celebrado pelo governo brasileiro, empenhado em aumentar as aumentar as exportações de TI, mercado hoje dominado pela Índia.