Totvs moderniza rede com Dígitro. Foto: .flickr.com/photos/silas216.

A Totvs adotou a rede convergente e multisserviço da Dígitro para para interligar suas nove unidades no Brasil e de sua filial na Argentina, através de uma plataforma VoIP.

A infraestrutura é baseada na plataforma NGC Evolution, e inclui a implementação de uma série de serviços no modelo cloud computing.

O ambiente responde por  funções de PABX inteligente, roteamento de dados e conectividade, permitindo transmissão de voz e dados sobre o mesmo meio e através de conexões IP.

A operação envolveu cerca de 4,7 mil ramais de PABX (convencionais e IP), cobrindo uma base de 5,5 mil funcionários e suas interações com as cerca de 23 mil empresas clientes da Totvs.

Além disso, foram  contratados os serviços de Network Operation Center (NOC) da Dígitro, que passou a se responsabilizar pelo monitoramento tráfego e o controle de custos dos serviços na infovia, em regime 24/7.

Em paralelo à adoção do backbone convergente, a Totvs adotou a nuvem para demandas de comunicações em sua matriz em São Paulo, no bairro de Santana, e seu escritório de Pinheiros.

Nos dois prédios, cerca de 100 colaboradores fazem uso de aplicações em nuvem para necessidades como telefonia fixa e móvel, caixas postais de voz e texto e conexão por ramais IP. A nuvem também hospeda aplicações de call center, como portal de voz.

Segundo detalha Alexandre Mafra, Vice-Presidente de Relações Humanas e Infraestrutura Organizacional da Totvs, a novidade trouxe facilidades como monitoramento avançado de filas de chamadas, transmissão de voz sobre IP e gravação de ligações.

"A tecnologia tem, ainda, a vantagem de ser aderente aos aplicativos de CRM e gestão e às ferramentas de Business Intelligence (BI) da Totvs", afirma o executivo.

Outro fator que pesou na decisão, revela Mafra, foi o fato de a Dígitro ser, como a própria Totvs, uma multinacional brasileira, capaz de replicar suas soluções além das fronteiras nacionais.

Não é de agora que a Totvs utiliza soluções da Dígitro. Ela emprega também o atendimento automático por voz (URA); o gerenciamento inteligente de mais de 700 PAs, nos call centers de São Paulo, Belo Horizonte, Joinville e Porto Alegre.