Blackboard avalia possível venda. Foto: divulgação.
A Blackboard, gigante multinacional do segmento de softwares para educação, está se movimentando para uma possível venda de seu controle acionário, em um negócio avaliado em cerca de USS 3 bilhões.
Conforme reporta a Reuters, o fundo Providence Equity Partners, que controla a companhia norte-americana, contratou as instituições Deutche Bank e Bank of America para colocar a empresa em leilão.
Segundo fontes ligadas ao processo na Blackboard, a companhia pode atingir uma valorização de até US$ 3,4 bilhões no leilão. Anualmente a companhia registra uma média de US$ 200 milhões em lucro.
Atualmente, a companhia atende 19 mil clientes, espalhados por 1,9 mil instituições em 100 países, incluindo o Brasil. Com foco em instituições de ensino superior, a multinacional tem suas soluções em cerca de 80% das maiores escolas e universidades do globo, segundo dados fornecidos pela própria Blackboard.
Apesar de ter a maioria de suas contas concentradas em instituições maiores de ensino, a companhia também conta com clientes no setor público e corporativo. Além disso, a empresa diversificou seus serviços para outras áreas de apoio ao aluno: em alguns países, a empresa tem serviços como consultoria financeira a alunos, telepresença e outros recursos.
Caso realize a venda pelo valor máximo avaliado, o fundo Providence terá ganhos de mais de 100% sobre o preço que pagou em 2011 pela companhia, que foi de US$ 1,64 bilhão.
No mercado desde 1998, a Blackboard se movimentou nos últimos anos para se manter no topo da concorrência no segmento de tecnologia para ensino, em que empresas como Infrastrucure, Renaissance e Skillsoft começaram a abocanhar parte do bolo em que marcas como Blackboard e a plataforma Moodle ocupavam boa parte.
Recentemente, a McGraw-Hill, editora de livros e conteúdos para instituições educacionais, revelou planos de um IPO para sua divisão de e-learning, em um negócio avaliado em cerca de US$ 5 bilhões.