Os alunos da PUC-RS contam agora com um totem de impressão. Foto: Camila Cunha/ASCOM-PUCRS.

Os alunos da PUC-RS contam agora com um totem de impressão no saguão do prédio 30 do Campus. O projeto gerenciado pela Copyland-Selbetti conta com o totem da Videosoft.

A novidade é um projeto-piloto para a implantação da tecnologia em outros prédios da universidade. Mesmo localizada na Faculdade de Engenharia, o totem poderá ser utilizado por alunos de qualquer curso. 

Segundo a PUC-RS, o objetivo é trazer mais agilidade na impressão, com o uso do terminal de auto-atendimento, sem a necessidade de ingressar em um dos laboratórios de informática. 

Com o totem, o estudante pode programar sua impressão de casa, do notebook ou de um smartphone, por meio de um site focado na ferramenta, em que o arquivo ficará salvo na nuvem. 

Ao chegar na PUC-RS, o aluno passa sua carteirinha no totem, ou insere login e senha de rede, para retirar o documento.

Somando as impressoras de todos os laboratórios, a PUC-RS alcança um volume de aproximadamente 2 milhões de páginas impressas por mês.

A impressora usada no totem é a OKI es6405, própria da Copyland- Selbetti. A Selbetti, de Joinville, e a Copyland, de Porto Alegre, passaram a oferece uma solução conjunta em junho deste ano.

Juntas, as empresas atendem a cerca de 2 mil clientes, sendo 1,5 mil da carteira da Selbetti, que gerencia 30 mil equipamentos. A meta estabelecida pelas companhias é ter 4 mil clientes com a solução conjunta em 3 anos.

A Videosoft é uma empresa de Santa Catarina especializada em soluções completas para o autoatendimento, que realiza desde a fabricação dos terminais até o desenvolvimento de softwares customizados.