Claudio Quaglia, gerente de inovação da Sompo Seguros. Foto: Divulgação.

A Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings, tem a Ilegra como parceira para o desenvolvimento de sua área interna de inovação. A companhia conta hoje com grupos multidisciplinares para trabalhar em projetos para novos recursos e serviços.

O movimento de lançamento da área de inovação, realizado em 2018, contou desde o início com a consultoria da Ilegra, empresa de tecnologia sediada em Porto Alegre.

A parceria deu início a um processo de formação do grupo de agentes da inovação e seleção de ideias inovadoras que se transformaram em projetos.

“Elaboramos, em parceria com a Ilegra, uma estratégia de inovação escalável e orgânica, projetada para os próximos quatro anos e construída para ser ajustada o tempo todo. A customização foi um dos principais diferenciais do trabalho: primeiro eles buscaram entender profundamente as nossas necessidades para, depois, pensar na melhor forma de atuação”, comenta Claudio Quaglia, gerente de inovação da Sompo Seguros. 

A Ilegra também colabora com a realização de workshops, palestras e treinamentos relacionados à inovação, que falam de assuntos como design thinking e comunicação com a equipe.

Com a criação do programa, os agentes selecionados passaram a dedicar 10% do seu tempo durante seis meses para o projeto de inovação.

“A partir dessa prática, o objetivo é culturalizar a inovação dentro da empresa, para que todas as áreas consigam desenvolver projetos próprios, especialmente os incrementais, que buscam melhorias nos processos”, detalha Quaglia.

Entre os projetos desenvolvidos com o foco em inovação está o Seguro Equipamentos de Mobilidade, que indeniza danos causados a equipamentos utilizados por pessoas com deficiência (PcD) ou mobilidade reduzida. O produto, inédito no Brasil, indeniza o custo com reparos ou reposição de equipamentos como cadeiras de rodas, triciclos com propulsão pelas mãos e próteses, em caso de acidentes de causa externa, a exemplo de quedas, impactos, colisões, desabamentos, atropelamentos, assaltos à mão armada, etc. 

Além disso, há outros 15 projetos em estágio avançado. As iniciativas contemplam a aplicação de recursos de inteligência artificial, bots e big data em soluções voltadas a trazer novas formas de interação, gerenciamento e utilização de dados. 

Para o desenvolvimento das soluções, a empresa conta com a plataforma Watson, da IBM, para integrar recursos de inteligência artificial.

Em termos de produtos e serviços, a empresa está em fase de desenvolvimento de projetos que atendem a corretores de seguros de segmentos como agronegócio, automóvel, condomínio, residencial e saúde.

“Diante de um cenário bastante adverso, principalmente pela velocidade com que o comportamento de compra do consumidor evolui frente às novas tendências, utilizamos técnicas de pesquisa e desenvolvimento com foco no cliente, considerando todos os atores das cadeias de valor, por linha de negócio”, analisa Quaglia. 

A Sompo Seguros integra o Grupo Sompo Holdings, um dos maiores grupos seguradores do Japão e do mundo. No Brasil, a empresa conta com cerca de 2 mil funcionários.

A companhia é resultado da integração das operações da Marítima Seguros, companhia fundada em Santos em 1943, e da Yasuda Seguros, que está no Brasil desde 1959.

Sediada em Porto Alegre, a Ilegra é especializada em projetos com tecnologia AWS e Google. Entre os clientes da companhia estão nomes como Bradesco, Cielo, Sapore, Agibank e Embraco.