Asteroid, clássico do Atari em releitura HTML5. Foto: reprodução.

A Microsoft e Atari, em uma parceria que deve agradar os gamers da velha guarda, colocaram no ar o Atari Arcade, que recria oito jogos clássicos do videogame nos anos 80.

Segundo a Microsoft, a iniciativa serve para demonstrar o poder do HTML5 como plataforma de jogos usando o Internet Explorer 10.

Os jogos foram desenvolvidos pela GSkinner, companhia especializada na criação de experiências interativas.

No site é possível jogar versões dos clássicos da Atari Super Breakout, Yar's Revenge, Asteroids, Centipede, Combat, Lunar Lander, Missile Command e Pong.

Todos os jogos foram refeitos em HTML5 com novos gráficos e sons e recursos modernos como o suporte a partidas multijogador, mas preservando a jogabilidade dos originais.

No site do Atari Arcade, além dos jogos, desenvolvedores podem encontrar no site o CreateJS, um framework para desenvolvimento de jogos usando HTML5 e JavaScript.

Jogos criados com esta ferramenta irão rodar em qualquer navegador, e podem ser publicados no site Atari Arcade.

A Atari promete compartilhar com os desenvolvedores parte da renda dos jogos, seja proveniente de anúncios ou venda de itens.

Segundo a Microsoft nos próximos meses novos jogos, parte do catálogo de mais de 100 títulos da Atari, serão lançados no Atari Arcade.