Catho adota BI em nuvem com Birst. Foto: divulgação.

A Birst, multinacional norte-americana de soluções em BI na nuvem, firmou um contrato para fornecer suas aplicações para a Catho, um dos principais sites de oferta de empregos no país.

No projeto, realizado com a consultoria da paulista Pura DTS, distribuidora Champion Partner da Birst na América Latina, foi realizada a automação e migração de todo o data warehouse corporativo da Catho para a nuvem da Birst.

Segundo Sérgio Topfstedt, CEO da Pura DTS, a solução da Birst foi escolhida por "ser a solução mais completa e 100% construída na nuvem”, com um sistema rapidamente ajustável e escalável on demand.

Conforme apontou o executivo, os dados de aproximadamente 18 milhões de usuários foram transferidos para a nuvem, um aumento expressivo na velocidade da extração dos dados e na criação de relatórios e dashboards. Os valores do contrato não foram abertos.

Para os serviços de consultoria em Birst, a Pura DTS fará uso da Leega, consultoria especializada em BI, que é uma associada de negócios.

“A Catho representa um cliente que está apostando no conceito de Cloud Analytics. Queremos trazer essa realidade para o mercado, oferecendo uma solução que proporciona agilidade, redução de custos, poderosa infraestrutura, governança, benefícios do data Discovery de forma mais simples e na nuvem e com um TCO mais vantajoso”, completa Topfstedt.

Ao emplacar um contrato com nome grande como a Catho, a Birst segue com sua estratégia de acelerar sua presença no país. Recentemente a marca firmou um acordo com a paulista Think Consulting, certificando o canal como Champion Partner da marca no país e buscando novos clientes.

O plano da consultoria, credenciada para atender o Brasil e América Latina, é fechar o ano com dez grandes contratos, escalando a presença da marca no país para o próximo ano, quando o plano é chegar a cerca de cinquenta clientes.

"O foco da Birst é levar o conceito de BI na nuvem para o nível enterprise, com empresas de grandes porte e presença territorial, que podem se beneficiar com esta tecnologia", afirmou Rodrigo Carvalho, sócio-fundador da Think, em entrevista ao Baguete em julho.

A Birst registrou crescimento de três dígitos em seu faturamento nos últimos dois anos, e foi incluída no quadrante mágico do Gartner como um challenger, ou seja - um player em ascensão.

A Catho é o primeiro cliente 100% brasileiro emplacado pela Birst. O outro case é o da Reckitt Benckiser, empresa inglesa detentora de marcas como Lysol, que adotou o software de BI inicialmente no Brasil, para uso gerencial e força de vendas. Depois, a companhia expandiu a utilização para todas as suas unidades ao redor do globo.

Globalmente, a Birst possui clientes globais como T-Mobile, Roche, American Express, Citrix e Kellog’s.