IA

Natura adota IBM Watson Marketing

31/08/2018 14:02

O objetivo é aprimorar a comunicação customizada para consultoras de venda.

A Natura quer aprimorar a comunicação customizada para consultoras de venda. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Natura, que fabrica e comercializa produtos de beleza, adquiriu a solução IBM Watson Marketing com o objetivo de aprimorar a comunicação customizada para consultoras de venda.

A companhia decidiu mudar a forma de marketing após utilizar um formato de planejamento e operações de CRM em que havia pouca segmentação da base. 

Por meio do IBM Watson Campaign Automation a empresa pode ter visibilidade completa e em tempo real das comunicações com suas consultoras para avaliar sua eficácia, resposta e receptividade, prevendo possíveis cenários, comportamentos e preferências.

Com a tecnologia, a comunicação passou a ser individualizada e os perfis das consultoras foram identificados um a um para permitir a produção de conteúdo personalizado.

Nos oito meses de utilização da solução, a companhia obteve um aumento na taxa de abertura de e-mails destinados às suas consultoras, passando de 21% para 47%.

"Nós nos projetamos como uma empresa que cresce junto com nossa rede de consultoras, e é por isso que implementar a tecnologia IBM para nossos processos tem sido fundamental. Nós não segmentamos nossas consultoras por idade ou localização geográfica, mas pensamos nelas como indivíduos. A solução da IBM nos permite analisar melhor seus perfis, comportamentos e preferências", diz Jorge Franchella, diretor de Operações Comerciais da Natura.

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Líder no setor de venda direta no Brasil, tem mais de 1,7 milhão de consultoras.

A empresa faz parte da Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Natura, The Body Shop e Aesop, que registrou R$ 9,9 bilhões de receita líquida em 2017. 

Nos últimos anos, a Natura tem investido em ações de transformação digital e inovação. Uma das ações foi o lançamento de um aplicativo para consultoras em 2016.

Em julho, a empresa ficou em 3º lugar em um ranking do 100 Open Startups, plataforma que conecta startups a grandes empresas, sobre as companhias mais engajadas no ecossistema de inovação brasileiro.

Veja também

ATENDIMENTO
PUC-Rio cria chatbot para Light

O projeto, com duração prevista de 18 meses, visa construir um chatbot do zero.

RUMOS
Zenvia vende unidade de carrier billing

O negócio com a norte-americana Syntonic pode chegar a US$ 5 milhões. 

CONTRATAÇÃO
Ex-Oracle é VP de TI da Natura

Fernando Mattoso Lemos assume como vice-presidente de tecnologia e negócios digitais.

ACELERANDO
Totvs cresce 4,4% no trimestre

A alta foi bem mais acentuada na chamada receita de subscrição.

FINTECH
Accesstage investe na Moneto

A startup quer atingir empreendedores do setor de vendas diretas.

STARTUP
Gadget controla consumo de energia

A empresa quer produzir 200 mil unidades em 24 meses.