A solução oferecida pela 2Cloud facilita a comunicação entre os data centers. Foto: Pexels.

As empresas estão cada vez mais dependentes da tecnologia. Muitas das tarefas que antes eram feitas manualmente, hoje são realizadas de forma digital por meio de sistemas – seja a organização dos processos da companhia, o contato com o banco ou a prestação de contas ao governo. É verdade que essa transformação traz inúmeras vantagens, entre elas o ganho de tempo e o aumento da produtividade, mas ela também precisa ser muito bem planejada para evitar riscos.

Em uma operação que depende da gestão de dados e de sistemas, qualquer parada na infraestrutura de TI pode trazer prejuízos graves para o negócio. Uma pane no data center interno de uma organização, por exemplo, acarreta em problemas como perda de receita, contratos, multas e até mesmo pode colocar em risco a sobrevivência da companhia. Sendo assim, a necessidade de estar funcionando bem o tempo inteiro exige que as organizações invistam em uma solução de continuidade.

 

Descubra por que uma solução de continuidade é essencial para o seu negócio

Independentemente do segmento em que você atua, uma coisa é certa: a sua empresa não pode parar. Quando um sistema falha, as consequências não serão sentidas apenas pelo seu negócio; elas refletirão também em todo o macroambiente do qual a companhia faz parte. Por isso mesmo, cada vez mais parceiros de negócio estão preocupados que os seus fornecedores tenham uma solução de continuidade implantada.

Em uma empresa que conta com diferentes unidades operacionais, se uma dessas camadas perde dados importantes, toda a cadeia produtiva é prejudicada. Para evitar esse tipo de problema, algumas entidades de classe recomendam que as suas associadas adotem uma solução de continuidade. 

Além da proteção do ambiente de negócios, há outras vantagens associadas a essas soluções. Confira duas das principais:

- O plano de continuidade aumenta o valor da companhia que adota uma solução como essa, além de ampliar a sua credibilidade no mercado, já que esse tipo de solução revela que você tem mapeados os riscos da sua operação;

- Se você estiver passando por um processo de due diligence para a venda da sua empresa, esse é considerado um ponto fundamental pelas auditorias. 

Um dos elementos essenciais de uma solução de continuidade é a replicação dos dados da organização. Esse recurso é importante porque garante a preservação das informações da companhia em caso de catástrofes. Assim, se houver qualquer problema com a infraestrutura de TI da sua empresa, você poderá recuperar rapidamente o ambiente de negócios e voltar a operar normalmente minutos após a dificuldade ter sido identificada. 

 

Quero implantar uma solução de continuidade na minha empresa. Por onde devo começar?

A melhor dica que podemos dar é que você comece replicando os sistemas mais críticos do seu negócio, como o ERP e o banco de dados. Dessa forma, você terá os dados mais importantes sincronizados através de um investimento eficaz, seguro e com um bom custo-benefício.

Outra etapa importante nesse processo de implantação de um plano de continuidade dos negócios é o mapeamento dos processos da sua empresa. Nessa etapa, é fundamental que você planeje como a operação vai continuar em caso de desastre, identifique quem são os responsáveis por cada área e, se a pessoa sair da empresa, quem irá substituí-la. 

 

Confira como a 2Cloud poderá ajudar a sua empresa com a replicação de dados

Entre os serviços de nuvem premium oferecidos pela 2Cloud, está um de especial interesse para quem procura por uma solução de continuidade em TI. A solução oferecida pela 2Cloud prevê o uso de ferramentas e softwares dedicados que facilitam a comunicação entre os data centers (o da sua empresa e o da 2Cloud), fazendo a compressão do banco de dados/aplicações da sua companhia de maneira simples e rápida. 

Dessa forma, as informações da sua empresa serão replicadas independentemente da velocidade da sua internet ou do horário de funcionamento da sua companhia. Como a 2Cloud adota essas tecnologias, você também não precisará adquirir nenhum recurso ou fazer investimentos internos, já que estará contratando toda a tecnologia que você necessita para a replicação através deste serviço. 

Além disso, a 2Cloud conta com profissionais especializados que darão todo o suporte necessário para a sua companhia nesse processo de replicação de dados. Isso significa que a sua empresa não terá necessidade de treinar uma equipe para esse trabalho.

Você não tem um link de internet de alta capacidade e essa é uma preocupação da sua empresa na hora de escolher uma solução de continuidade? Pois saiba que esse não deve ser um empecilho para a sua companhia começar com a replicação de dados porque, conforme comentamos antes, a 2Cloud tem soluções que comprimem seus dados para que eles consigam ser transferidos – mesmo que seu link tenha baixa capacidade.

Uma outra vantagem do serviço da 2Cloud é que você só vai pagar por aquilo que realmente utilizar. Enquanto a sua empresa não tiver nenhum problema de perda de dados, você investe apenas na mensalidade da replicação das informações. Todos esses dados permanecerão em stand by no ambiente da 2Cloud e você pagará pela recuperação dessas informações apenas quando passar por alguma situação de desastre.

A sua empresa não conta com uma solução de continuidade e você tem interesse em saber mais sobre essa tecnologia? Então entre em contato com a nossa equipe de especialistas e solicite um orçamento gratuito! Conte com a gente. Temos as melhores soluções em nuvem para todos os tipos e tamanhos de negócio.